Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Acidente com trens na Alemanha mata ao menos nove pessoas

Loading...

GERAL

Acidente com trens na Alemanha mata ao menos nove pessoas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um acidente entre dois trens regionais na Baviera, no sul da Alemanha, deixou pelo menos nove mortos na manhã desta terça-feira (9), segundo a polícia alemã.
A colisão frontal entre as duas composições ocorreu perto da cidade de Bad Aibling (60 km ao sul de Munique), quando os trens percorriam o trecho entre Rosenheim e Holzkirchen.
Cerca de 150 pessoas ficaram feridas --15 estariam em situação crítica e outras 40 delas em estado grave. Entre os mortos estão os dois maquinistas.
Os trens se chocaram de frente num trecho em que os trilhos nos dois sentidos se unem numa só via. Não está claro, contudo, por que as composições em sentidos contrários estariam no mesmo local simultaneamente.
Segundo o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrint, como há uma curva no lugar da colisão, é bastante provável que os maquinistas não viram o outro trem e, portanto, não tenham sequer freado antes de bater.
"O lugar é numa curva, então acreditamos que os maquinistas não tiveram contato visual e os trens bateram sem frear", disse. A velocidade média dos trens naquele trecho é de 100 km/h.
Dobrint afirmou que os trilhos possuem um sistema de segurança desenvolvido para parar automaticamente os trens se um deles, por exemplo, ultrapassar o sinal vermelho, e que não sabe por que eles não funcionaram.
A expectativa é que as gravações das caixas pretas ajudem na investigação.
A chanceler alemã, Angela Merkel, prestou solidariedade à vítimas e disse confiar nas investigações sobre as causas do acidente.
"Confio que as autoridades competentes tudo o que estiver ao alcance para esclarecer como ocorreu esse acidente", disse, em nota.
A empresa francesa Transdev, dona da Meridian, que opera aquela ferrovia, afirmou, em comunicado, que sua diretoria e funcionários estão chocados com o "acidente excepcionalmente grave". O diretor-executivo do grupo, Jean-Marc Janaillac, esteve no local da colisão.
RESGATE
O acidente ocorreu antes das 7h (4h em Brasília) em uma "região inacessível" --numa estreita faixa entre o rio Mangfall e um denso trecho de floresta--, o que dificultou o trabalho das equipes de resgate.
Por volta do meio-dia (9h em Brasília), as autoridades anunciaram que todos os passageiros já tinham sido retirados dos trens.
Os feridos foram carregados por helicópteros de resgate, que os levaram até a outra margem do rio, onde as ambulâncias conseguiam chegar.
"É o maior acidente que tivemos em anos na região. Temos um time de paramédicos, ambulâncias e helicópteros envolvidos na operação", disse, durante a operação, o porta-voz da polícia Stefan Sonntag à Associated Press.
O trecho entre Rosenheim e Holzkirchen é muito usado por pessoas que vão diariamente a Munique para trabalhar. Estudantes também costumam usar bastante essa linha, mas agora é período de férias escolares.
A empresa e a polícia federal colocaram números de telefone à disposição para familiares das vítimas.
O último grande acidente com trens na Alemanha ocorreu em 2006, quando 23 pessoas morreram e dez ficaram feridas na colisão de um trem de passageiros e um veículo de manutenção dos trilhos no oeste do país.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60