Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ultraconservador Ted Cruz pisa em terreno minado após vencer Iowa

Loading...

GERAL

Ultraconservador Ted Cruz pisa em terreno minado após vencer Iowa

THAIS BILENKY, ENVIADA ESPECIAL
PETERBOROUGH, NEW HAMPSHIRE (FOLHAPRESS) - A poucas quadras de uma igreja com a bandeira do movimento gay, na porta de um centro de convenções na minúscula cidade de Peterborough, em New Hampshire, o senador de extrema direita Ted Cruz (Texas) foi recebido, no domingo (7), sob protestos, com cartazes como "taxem as igrejas" e "não permitam que gente estúpida fique famosa".
Às vésperas das primárias no Estado, o pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos pisa em terreno minado. Ligado ao movimento Tea Party, Cruz não deve repetir a vitória obtida em Iowa, a julgar pelas pesquisas.
Em New Hampshire, levantamento da CNN e a emissora local WMUR, aponta o empresário Donald Trump em primeiro, com 33%, seguindo do senador Marco Rubio, da Flórida, com 16%, e então Cruz, com 14%.
Com eleitores de perfil moderado, o Estado tenderia a favorecer Rubio, porém, o mau desempenho do senador pela Flórida no debate no sábado (6) pode dificultar seu avanço, após uma importante terceira colocação em Iowa. Seria, também, uma das últimas chances para o ex-governador da Flórida Jeb Bush se sair bem e manter algum apoio e financiamento.
Enquanto isso, para Ted Cruz, a "cruzada", como se refere à campanha, não é simples.
SOCIALISTAS
Cruz passou ao largo da disputa pela nomeação republicana no domingo, enquanto discursava para uma plateia formada em parte por indecisos e simpatizantes dos pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders.
"Vou dizer uma coisa que costuma surpreender a mídia liberal. Eu concordo com muito do que o senador Sanders diz. Minha discordância é: se o governo é corrupto, não quero inchá-lo ainda mais", disse, em referência ao senador por Vermont que se autointitula socialista democrata.
Cruz falou em tom irônico sobre Hillary, uma centrista que tem acenado para a ala mais à esquerda dos eleitores democratas, na tentativa de conter o avanço de Sanders.
"Não é fantástico termos tantos pré-candidatos republicanos jovens e dinâmicos?", afirmou. "E que contraste. Entre os democratas, há um socialista de olhos arregalados com ideias perigosas para a América e para o mundo. E há Bernie Sanders."
Mirando outra porção da plateia composta por famílias com bebês de colo e crianças, Cruz criticou o direito ao aborto e a defesa por correligionários de medidas autorizadas pelo presidente Barack Obama que permitem que mulheres assumam postos de combate nas Forças Armadas.
"Temos [adeptos do] politicamente correto demais, especialmente no meio militar. É perigoso. A ideia de forças nossas filhas para o combate, eu acho errado. É imoral e, se eu for presidente, não vamos fazer isso."
'UM BERNIE CONSERVADOR'
Na porta do comício, simpatizantes de Bernie Sanders tentavam persuadir apoiadores do conservador. "Ele me surpreendeu, falou bem, mas acho que vou votar no Sanders", contou a estudante Alexandra Howard, 20.
"Gosto das ideias dele [Sanders], especialmente a defesa do ensino superior público gratuito."
Scott Teft, 49, queria ouvir Cruz para decidir em quem votar. "Eu queria um conservador com a integridade de Bernie", definiu. Encontrou o que buscava em Cruz? "Não. Ele é um demagogo", concluiu.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60