Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bloco só de mulheres homenageia Elza Soares nas ruas da Barra Funda

Loading...

GERAL

Bloco só de mulheres homenageia Elza Soares nas ruas da Barra Funda

WESLEY KLIMPEL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Entre 250 e 270 mulheres colocaram o público para dançar nas ruas da Barra Funda, em São Paulo, na tarde deste domingo (7). Era a bateria do bloco Ilú Obá De Min, que homenageou a cantora Elza Soares, a "Pérola Negra".
O bloco se concentrou na rua Lopes de Oliveira, 342, por volta das 14h, e se dirigiu à sede do grupo, na esquina da rua Guaianases com a alameda Eduardo Prado, onde chegou às 17h20.
Para as biólogas Suzana Martins e Luiza Ledesma, o público aumentou desde dois anos atrás, quando elas acompanharam pela primeira vez o bloco.
"Hoje havia muito mais pessoas, principalmente jovens, e não cinquentões como a gente", compara Ledesma. "E são poucos os fantasiados. Acho que o público vem mais por causa da tradição", completa Martins. A CET informou que havia entre mil e 2 mil pessoas.
A jornalista Susana Sarmiento estreou no bloco neste Carnaval. "Sempre tive vontade, mas desfilava e organizava outros blocos. Hoje finalmente vim e gostei bastante."
O ambiente familiar era visível na quantidade de bebês e crianças, como os pequenos Alice, 5, e Luís Fabiano, 3. "Comecei a ir ao Carnaval com eles desde que o Luís tinha meses, e os blocos de rua foram liberados", conta a professora de filosofia Tessa Lacerda. Ela diz preferir os blocos infantis e as matinês, como o Ilú Obá Di Min.
O Ilú Obá Di Min é um coletivo de tambores e corpo de baile formado apenas por mulheres, caso da professora Elina de Macedo, que toca agogô. "Há também tocadoras de xequerê, alfaia e djembê", enumera. "Para fazer parte do grupo, é necessário entrar nas oficinas de rua." No bloco, os homens participaram apenas como pernas de pau e apoio na organização.
O grupo, cujo nome significa mãos femininas que tocam os tambores para o rei Xangô, objetiva empoderar as mulheres e preservar e divulgar a cultura negra.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56