Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Candidato defende quarentena para quem retornar do Brasil aos EUA

Loading...

GERAL

Candidato defende quarentena para quem retornar do Brasil aos EUA

MARCELO NINIO
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Depois de mobilizar o presidente Barack Obama, o vírus da zika introduziu o Brasil também na campanha presidencial dos Estados Unidos. No debate entre os pré-candidatos republicanos deste sábado (6), um deles, o governador de Nova Jérsei, Chris Christie, disse que imporia uma quarentena às pessoas que voltarem aos EUA de viagens ao Brasil, por causa do vírus da zika.
Em 2014, no auge da epidemia de ebola, o mesmo Christie ordenou a detenção e pôs em quarentena em Nova Jérsei uma enfermeira que havia voltado da África.
"Pode apostar que sim", disse Chritie ao ser questionado se faria o mesmo com quem voltar do Brasil. Ele não recuou da decisão que tomou em relação à enfermeira, que lhe rendeu muitas críticas e um processo. "Você toma uma decisão dessa baseado nos sintomas, na medicina e na lei. Nós a colocamos em quarentena, seu exame se revelou negativo e depois de 48 horas nós a liberamos."
A mesma pergunta sobre o zika foi feita a outro pré-candidato, este com experiência na área médica, o neurocirurgião aposentado Ben Carson. Sua opinião sobre a quarentena foi diferente.
"Colocar um monte de gente em quarentena de forma desordenada por terem ido ao Brasil, não acredito que isso funcione. O que nós realmente precisamos pensar é como controlar essa doença. E aí é que precisamos de uma resposta rápida. Precisamos de uma resposta rápida ao ebola, precisamos de uma resposta rápida à zika e outras coisas surgirão", disse Carson.
Ambos estão na lanterna da disputa republicana. Segundo a média das pesquisas feita pelo site RealClearPolitics, Chris está em sexto lugar (4,9%) na preferência dos eleitores de New Hampshire, onde será realizada a prévia dos partidos, na terça (9). Carson (3,3%) está em último entre oito pré-candidatos, de acordo com o site. Donald Trump lidera, com 30,7%, seguido dos senadores Marco Rubio (16,4%) e Ted Cruz (12%).
O vírus da zika virou uma preocupação real nos EUA. As autoridades médicas do país emitiram um alerta recomendando mulheres grávidas a evitar viagens ao Brasil e outros países afetados pela zika e o presidente Obama pediu pressa no desenvolvimento de uma vacina contra a doença.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1884 · 10/12/2016

01 04 23 32 38 59