Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Repelente deve ser usado até sobre a calça jeans, diz dermatologista

Loading...

GERAL

Repelente deve ser usado até sobre a calça jeans, diz dermatologista

JULIANA CUNHA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O excesso de repelentes pode gerar intoxicação e danos hepáticos. Ainda assim, seu uso diário é recomendado para evitar não somente que a própria pessoa contraia o vírus zika como para frear a disseminação da doença.
“Se um mosquito sem vírus pica uma pessoa com zika, é a pessoa quem transmite o vírus para o mosquito, por isso é crucial que os infectados usem repelente para não se tornarem vetor da doença”, explica a dermatologista Heloisa Hofmeister.
Oitenta por cento dos infectados, no entanto, não apresentam sintomas e não sabem se estão com zika.
O repelente deve ser aplicado sobre a roupa e em áreas expostas. ‘O correto é borrifar sobre o cabelo, na pele exposta e também na roupa. A picada pode atravessar inclusive tecidos grossos como o jeans‘, explica Hofmeister. Não adianta usar repelente na pele coberta: a ideia é fazer uma nuvem de produto que afaste os mosquitos.
O Ministério da Saúde recomenda que grávidas usem camisas de manga longa. Segundo Hofmeister, a medida é complementar, mas pouco eficaz se a pessoa não aplicar repelente por cima da roupa.
“O tecido protege um pouco contra a picada, mas o mais interessante de usar manga comprida é poder passar o repelente na roupa em vez de usá-lo diretamente na pele, reduzindo o risco de intoxicação”, diz.
Em casa, é recomendável dispensar o repelente corporal, substituindo por produtos de tomada, ventiladores e telas nas janelas.
Bebês com menos de seis meses não devem usar repelente e crianças entre seis meses e um ano podem usar produtos mais leves, à base de IR3535, a exemplo das versões infantis dos repelentes Johnson’s e Turma da Mônica. O problema é que esses produtos duram apenas três horas e só podem ser aplicados no máximo três vezes ao dia.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO ·