Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bloco no Pelourinho tem cerca de 30 estrangeiros na bateria

Loading...

GERAL

Bloco no Pelourinho tem cerca de 30 estrangeiros na bateria

GABRIEL CARVALHO
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Reduto do samba-reggae e de diversas manifestações culturais da Bahia, o Pelourinho também é lugar de novidade durante o Carnaval. Uma delas é o bloco “Tambores do Mundo, Guardiões da África”, que reúne cerca de 30 estrangeiros em sua bateria.
Fundado há oito anos pelos percussionistas baianos Patinho Axé e Mário Pan - como preferem ser chamados -, o grupo surgiu no bairro de maior concentração de afrodescendentes de Salvador: a Liberdade, mais especificamente na rua do Curuzu, berço também do Ilê Aiyê.
Patinho mora em Marselha, na França, há mais de cinco anos. Já Mário Pan comanda o trabalho feito na Bahia. Eles contam que os estrangeiros vão à Bahia e fazem um verdadeiro laboratório com músicos consagrados de grupos como Muzenza, Olodum, Cortejo Afro e o próprio Ilê.
E, graças à divulgação dos maestros baianos, o “Tambores do Mundo” atrai gente de toda a Europa, como França, Alemanha, República Tcheca, Reino Unido, Itália, Suiça e Holanda.
O alemão Dieter Lipinski contou à reportagem, em português fluente, que aprendeu a tocar há 13 anos, com um percussionista baiano que promove intercâmbios pela Europa.
Ele já participa do bloco e do Carnaval de Salvador há seis anos e mostra intimidade com os tambores. “Eu já nasci de bom humor, mas a Bahia tem algo diferente que escancara o meu sorriso todas as vezes que venho aqui”, disse.
Animada, a francesa Florence Leplet também mostrou domínio da percussão. “Ainda vou comandar um bloco 100% gringo no Carnaval de Salvador, pois mostramos que temos a capacidade de introduzir a baianidade em nosso sangue”.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 24/02

MARIA DE OLIVEIRA MARICATO, 74 anos
CACILDA LEITE DE SOUZA, 82 anos

IVAIPORÃ 23/02

MARIA JOSÉ PEREIRA, 90 ANOS
MARTA MARIA DA SILVA OLIVEIRA, idade não divulgada
SEBASTIANA RECHE RIBEIRO, 87 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48