Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa e patriarca ortodoxo russo realizarão encontro histórico em Cuba

Loading...

GERAL

Papa e patriarca ortodoxo russo realizarão encontro histórico em Cuba

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco e o líder da Igreja Ortodoxa russa se reunirão em Cuba na próxima semana, em um passo histórico para pôr fim ao cisma de mil anos que dividiu a cristandade entre Oriente e Ocidente, anunciaram ambas as igrejas nesta sexta-feira (5).
O encontro entre Francisco e o patriarca Kirill será o primeiro entre os líderes das igrejas católica e ortodoxa russa.
O pontífice visitará o México entre 12 e 18 de fevereiro. No caminho, fará uma parada em Cuba para se reunir com Kirill, na próxima sexta-feira (12), no aeroporto de Havana, onde assinarão uma declaração conjunta.
As duas igrejas se dividiram durante o Grande Cisma de 1054 e se mantiveram distantes em vários assuntos, incluindo a primazia do papa e as acusações da Igreja Ortodoxa de que a Igreja Católica atua para fazer conversões na Rússia.
Essas tensões fizeram outros papas evitarem um encontro com o patriarca russo, apesar de o Vaticano ter insistido por muito tempo que servia à minúscula comunidade católica em território amplamente ortodoxo.
Em novembro de 2014, Francisco relatou que disse a Kirill: "Irei aonde quer que o senhor esteja. Me chame que vou."
O encontro, que foi anunciado de forma conjunta no Vaticano e em Moscou, marca um grande avanço no antigo esforço do Vaticano de diminuir as divisões na cristandade.
Na declaração conjunta, as duas igrejas disseram que o encontro "marcará um importante estágio nas relações. A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou esperam que a reunião seja um sinal de esperança para todos os povos de boa vontade. Eles convidam todos os cristãos a rezar de forma fervorosa para que Deus abençoe o encontro, que gerará bons frutos".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

22/02/2017 - 09h32

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57