MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

MEC suspende trava de mensalidades do Fies

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A renovação de contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) neste ano não estará sujeita a um limite máximo de reajuste da mensalidade do curso financiado, como ocorreu no passado. Em 2015, o Ministério da Educação au

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.02.2016, 19:06:34 Editado em 27.04.2020, 19:53:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A renovação de contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) neste ano não estará sujeita a um limite máximo de reajuste da mensalidade do curso financiado, como ocorreu no passado.
Em 2015, o Ministério da Educação autorizou o aditamento de contratos em graduações com aumento, de um semestre para outro, de até 8,5% nas mensalidades. Esse foi justamente um dos motivos que, segundo as mantenedoras, dificultou o processo de renovação do contrato pelos estudantes, no site do Fies.
Agora, essa "trava sistêmica" não estará presente, segundo o FNDE (órgão ligado ao Ministério da Educação). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4) pelo jornal "O Estado de S.Paulo".
"As entidades representativas de instituições de ensino foram informadas de que não haverá travas sistêmicas relacionadas à variação de valor de semestralidade em relação ao ano anterior", informou a pasta, por meio de nota. "Entretanto, também foi esclarecido que variações anormais e injustificáveis serão objeto de análise posterior, sem constituir impedimento à realização dos aditamentos dos contratos dos estudantes", completou. O setor privado elogiou a iniciativa.
"Houve sensibilidade em reconhecer a parceria que temos [no Fies]", afirma Sólon Caldas, diretor-executivo da Abmes (associação de mantenedoras).
CONTRATOS PRELIMINARES
A trava imposta pelo MEC no ano passado deixou em suspenso, até o momento, um universo de 90 mil contratos pendentes, segundo fontes do setor. Esses contratos são de instituições de ensino superior que se recusaram a reduzir o percentual de reajuste ao teto fixado pela pasta, de 8,5%, e por isso não receberam o pagamento devido do governo federal.
Essa situação deve gerar nova rusga entre o governo e as instituições de ensino nas próximas semanas, quando deve ser aberto o prazo de renovação dos contratos -ao todo, são 2,2 milhões de financiamentos em vigor. "Como a instituição vai permitir o aditamento de um contrato que não foi validado?", questiona Caldas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "MEC suspende trava de mensalidades do Fies"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!