MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Preconceito contra muçulmanos fere os EUA, diz Obama em mesquita

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Barack Obama, tentou nesta quarta-feira (3) corrigir o que caracterizou como uma "impressão amplamente distorcida" dos muçulmanos americanos, afirmando que o preconceito contra qualquer segmento da socied

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2016, 17:20:04 Editado em 27.04.2020, 19:53:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Barack Obama, tentou nesta quarta-feira (3) corrigir o que caracterizou como uma "impressão amplamente distorcida" dos muçulmanos americanos, afirmando que o preconceito contra qualquer segmento da sociedade americana deve ser enfrentado com a "cabeça erguida".
"Vimos crianças sendo intimidadas, mesquitas sendo vandalizadas", afirmou o líder americano, alertando que o tratamento desigual de certos grupos sociais danifica o tecido que mantém o país unido. "Não somos assim."
Em um discurso na Sociedade Islâmica de Baltimore, Obama reagiu contra preconceitos que os muçulmanos americanos dizem ter crescido após os ataques terroristas em Paris e na Califórnia.
Em sua primeira visita a uma mesquita dentro do território americano, Obama relatou que uma muçulmana de 13 anos de Ohio lhe escreveu para contar que está assustada.
Para Obama, que afirmou que essa menina é como uma de suas próprias filhas, é errado que qualquer criança sinta dúvidas ou questione se pertence a determinada sociedade.
Antes do discurso, o presidente americano participou de uma mesa-redonda com integrantes da comunidade muçulmana de todo o país.
Desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2009, Obama visitou mesquitas durante algumas de suas viagens ao exterior, mas não dentro dos EUA.
Nos últimos meses, Obama denunciou em vários pronunciamentos, sem alusões diretas, o discurso xenófobo de alguns dos pré-candidatos republicanos à Casa Branca e, em particular, a proposta de um deles, Donald Trump, de vetar a entrada ao país aos muçulmanos perante a ameaça do terrorismo radical islâmico.
"Nossa liberdade está ligada à liberdade dos demais, independentemente de como são, de onde vêm, de qual é seu sobrenome ou que fé praticam", ressaltou o presidente em dezembro na cerimônia de comemoração do 150º aniversário da 13ª Emenda da Constituição americana, que aboliu formalmente a escravidão.
Uma semana depois, em outro discurso nos Arquivos Nacionais, Obama ressaltou que a imigração é a "origem" dos EUA e pediu para que não se volte a "sucumbir ao medo" em relação ao estrangeiro para que não se repitam "erros" do passado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Preconceito contra muçulmanos fere os EUA, diz Obama em mesquita"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!