MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Incêndio atinge câmara que guarda rolos de filmes antigos da Cinemateca

SILAS MARTÍ SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um incêndio atingiu a Cinemateca Brasileira manhã desta quarta (3), destruindo uma das quatro câmaras que armazenam rolos de filmes mais antigos da instituição. Feito de nitrato, esse é um material inflamável que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2016, 11:26:45 Editado em 27.04.2020, 19:53:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um incêndio atingiu a Cinemateca Brasileira manhã desta quarta (3), destruindo uma das quatro câmaras que armazenam rolos de filmes mais antigos da instituição. Feito de nitrato, esse é um material inflamável que pode entrar em combustão de maneira espontânea.
Segundo funcionários, esta pode ter sido a causa do incêndio, que não deixou feridos. Um bombeiro precisou receber atendimento, mas passa bem.
O fogo começou nessa parte do acervo, na parte de trás do terreno da Cinemateca, localizado no Largo Senador Raul Cardoso, na zona sul paulistana, por volta das 5h -oito equipes dos bombeiros controlaram as chamas por volta das 6h. Às 10h, a perícia ainda era realizada no local.
Olga Futemma, diretora da Cinemateca, estava em Brasília e ainda não se pronunciou. Funcionários da instituição que circulavam por ali não sabiam estimar a extensão dos danos. Já o secretário-executivo do MinC (Ministério da Cultura), João Brant, publicou mensagem em seu perfil no Facebook dizendo que "muitas matrizes [de filmes] destruídas".
"Ao que parece, todas já tinham sido duplicadas, o que garante que o conteúdo não se perca. Estamos em um trabalho de reestruturação da Cinemateca, ontem mesmo assinamos dois contratos que materializam essa retomada, e agora essa tragédia."
De acordo com um auxiliar dos bombeiros, a área atingida pelas chamas é pequena. Segundo comunicado divulgado no site do MinC, o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, está a caminho de São Paulo "para acompanhar os desdobramentos e fazer a avaliação técnica do que foi afetado pelo incêndio".
Ainda de acordo com a nota, nenhuma outra estrutura da Cinemateca foi atingida. "Conforme orientações técnicas, o prédio do depósito foi construído em um local mais afastado da estrutura da Cinemateca, justamente pelo fato de o material ser autoinflamável."
Órgão de preservação do cinema brasileiro, a Cinemateca guarda cerca de 44 mil títulos nacionais.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Incêndio atinge câmara que guarda rolos de filmes antigos da Cinemateca"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!