Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Incêndio atinge câmara que guarda rolos de filmes antigos da Cinemateca

Loading...

GERAL

Incêndio atinge câmara que guarda rolos de filmes antigos da Cinemateca

SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um incêndio atingiu a Cinemateca Brasileira manhã desta quarta (3), destruindo uma das quatro câmaras que armazenam rolos de filmes mais antigos da instituição. Feito de nitrato, esse é um material inflamável que pode entrar em combustão de maneira espontânea.
Segundo funcionários, esta pode ter sido a causa do incêndio, que não deixou feridos. Um bombeiro precisou receber atendimento, mas passa bem.
O fogo começou nessa parte do acervo, na parte de trás do terreno da Cinemateca, localizado no Largo Senador Raul Cardoso, na zona sul paulistana, por volta das 5h -oito equipes dos bombeiros controlaram as chamas por volta das 6h. Às 10h, a perícia ainda era realizada no local.
Olga Futemma, diretora da Cinemateca, estava em Brasília e ainda não se pronunciou. Funcionários da instituição que circulavam por ali não sabiam estimar a extensão dos danos. Já o secretário-executivo do MinC (Ministério da Cultura), João Brant, publicou mensagem em seu perfil no Facebook dizendo que "muitas matrizes [de filmes] destruídas".
"Ao que parece, todas já tinham sido duplicadas, o que garante que o conteúdo não se perca. Estamos em um trabalho de reestruturação da Cinemateca, ontem mesmo assinamos dois contratos que materializam essa retomada, e agora essa tragédia."
De acordo com um auxiliar dos bombeiros, a área atingida pelas chamas é pequena. Segundo comunicado divulgado no site do MinC, o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, está a caminho de São Paulo "para acompanhar os desdobramentos e fazer a avaliação técnica do que foi afetado pelo incêndio".
Ainda de acordo com a nota, nenhuma outra estrutura da Cinemateca foi atingida. "Conforme orientações técnicas, o prédio do depósito foi construído em um local mais afastado da estrutura da Cinemateca, justamente pelo fato de o material ser autoinflamável."
Órgão de preservação do cinema brasileiro, a Cinemateca guarda cerca de 44 mil títulos nacionais.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 27/02

MARCELO BUCCI, 50 ANOS

SÃO JOÃO DO IVAÍ
NAIR L. SANTOS, 72 ANOS

CAMBIRA 27/02

ALAIDE ALVES DE JESUS, 78 ANOS

KALORÉ
CLAUDINEI GOMES, 42 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48