MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Campinas confirma caso de zika em doador de sangue

VENCESLAU BORLINA FILHO CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - Campinas, no interior de São Paulo, confirmou nesta terça-feira (2) o primeiro caso de vírus da zika contraído no município. Trata-se de um homem de 20 anos que doou sangue no hemocentro da Unicamp (Uni

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2016, 22:40:41 Editado em 27.04.2020, 19:53:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

VENCESLAU BORLINA FILHO
CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - Campinas, no interior de São Paulo, confirmou nesta terça-feira (2) o primeiro caso de vírus da zika contraído no município. Trata-se de um homem de 20 anos que doou sangue no hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O caso, no entanto, só foi descoberto após o receptor do sangue, um morador de Cosmópolis (a 135 km de São Paulo) vítima de politraumatismo, apresentar queda de plaquetas. A vítima morreu, mas a prefeitura diz que não foi em razão da zika.
É o segundo caso na região de Campinas envolvendo transfusões de sangue contaminadas com o vírus. Em dezembro do ano passado, a Unicamp confirmou que um doador de Sumaré (a 118 km de São Paulo) teve zika. Os sintomas surgiram após a doação. Já o receptor não apresentou sintomas.
Por enquanto, é impossível impedir a contaminação de zika em transfusões de sangue porque ainda não há testes para a doença. "O que pedimos é que os doadores relatem a ocorrência de qualquer sintoma", disse Marcelo Addas, um dos diretores do hemocentro da Unicamp.
Uma coincidência levou à descoberta: como havia uma amostra de sangue da vítima no Instituto Adolfo Lutz, ela foi selecionada pelo grupo que investiga arboviroses e chegou-se à conclusão de que estava contaminada com o vírus da zika.
Segundo Brigina Kemp, diretora da Vigilância em Saúde, a partir disso foram analisadas 18 bolsas de doação de sangue recebidas pelo paciente. Em uma delas foi confirmada a doença. O doador foi localizado e relatou que apresentou os sintomas três dias após a doação.
De acordo com ela, o paciente morreu devido aos ferimentos sofridos por arma de fogo. Ele estava internado na UTI (unidade de terapia intensiva) e, dentre as poucas formas de contaminação nesse ambiente, foi por meio das transfusões de sangue.
Segundo a prefeitura, o doador teve manchas vermelhas pelo corpo, coceira, conjuntivite, dores pelo corpo e hipotensão (pressão baixa). O tratamento recebido por ele foi o indicado para dengue, uma vez que Campinas registrava epidemia da doença e o diagnóstico era apenas clínico, sem exames laboratoriais.
Em todo o Estado de São Paulo são investigados 17 casos suspeitos de vírus da zika. Uma atualização de casos confirmados da doença deve ser feita ainda nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Campinas confirma caso de zika em doador de sangue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!