MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Casos de microcefalia sobem 9,5% em uma semana

NATÁLIA CANCIAN BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Brasil já registra 404 casos confirmados de recém-nascidos com microcefalia, 17 deles com exames positivos para o vírus da zika, segundo boletim atualizado do Ministério da Saúde. Além destes registros, há ou

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2016, 20:44:32 Editado em 27.04.2020, 19:53:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NATÁLIA CANCIAN
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Brasil já registra 404 casos confirmados de recém-nascidos com microcefalia, 17 deles com exames positivos para o vírus da zika, segundo boletim atualizado do Ministério da Saúde. Além destes registros, há outros 3.670 casos ainda em investigação de bebês com suspeita da má-formação.
O número de casos suspeitos e confirmados representa um aumento de 9,5% em relação ao boletim da última semana, quando havia 3.448 casos suspeitos e 270 confirmados.
Já o total de casos descartados passou de 462 para 709. São casos em que exames não apontaram alterações no cérebro do bebê ou em que o quadro de microcefalia não foi causado por infecções congênitas (transmitidas de mãe para filho), o que já descartaria uma provável relação dos casos com o zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e apontado como a principal hipótese para o avanço do problema.
Também houve aumento no número de mortes em investigação. Ao todo, o país já registra 15 casos confirmados de bebês que morreram após o parto ou ainda durante a gestação. Segundo o Ministério da Saúde, os bebês tinham diagnóstico de microcefalia e outras má-formações - destes, cinco tiveram resultado positivo para o vírus zika após exames.
Outras 56 mortes ainda são investigadas, e cinco foram descartadas.
ESTADOS
Cerca de 80% dos casos notificados de microcefalia está na região Nordeste, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. A investigação de possíveis casos, no entanto, já ocorre em 25 Estados - até agora, os únicos a não apresentarem registros foram o Amapá e Amazonas.
Pernambuco ainda lidera a lista de notificações, com 1.159 casos de suspeita de microcefalia e outros 153 já confirmados. Em seguida, está a Bahia, com 508 casos ainda em investigação, além de 99 confirmados.
O uso de critérios diferentes por Estados para informar dados ao Ministério da Saúde deixa dúvidas sobre o "mapa" real da expansão do problema no país.
No balanço nacional, por exemplo, ainda aparecem registros em que o perímetro da cabeça do recém-nascido é maior do que os 32 cm definidos como limite pela OMS (Organização Mundial da Saúde) - caso de Pernambuco, onde apenas cerca de 38% dos casos seguem esse parâmetro.
Outra diferença nos dados ocorria em relação a São Paulo, que informava apenas os casos em que as mães dos bebês tiveram sintomas de zika na gravidez. O novo balanço, porém, já apresenta o número total de registros de microcefalia: 126 desde novembro.
Nesta segunda-feira, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou emergência mundial em saúde pública devido à suspeita de ligação do vírus zika com os recentes casos de microcefalia e doenças neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré.
Identificado em maio do ano passado, o vírus zika já tem circulação confirmada em 21 Estados, além do Distrito Federal.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Casos de microcefalia sobem 9,5% em uma semana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!