Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Secretário de Justiça de PE afirma que se comunica por celular com detentos

Loading...

GERAL

Secretário de Justiça de PE afirma que se comunica por celular com detentos

KLEBER NUNES
RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, admitiu o uso de telefones celulares nos presídios do Estado. Mais que isso: disse que ele próprio se comunica, por meio do aparelho eletrônico, com detentos.
A declaração do secretário foi dada nesta terça-feira (2), durante a primeira audiência da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação do ano, e menos de um mês depois de duas fugas em presídios da região metropolitana do Recife, nas quais 92 homens conseguiram escapar.
A revelação surpreendeu parlamentares da oposição e também da base do governo de Pernambuco. No plenário da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), o deputado Joel da Harpa (Pros) pediu que o secretário seja investigado.
"O funcionário do presídio tem o telefone do secretário? O policial que fica na guarita tem o telefone do secretário? Isso é muito grave, pois mostra que ele não está preocupado com o uso de telefone pelos presos", disse o parlamentar.
A Lei Federal 2.012, sancionada em agosto de 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classifica como crime o porte de telefones celulares em presídios, sem autorização judicial. Segundo o texto, a pena é de três meses a um ano de prisão.
Para o líder da oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), a declaração do secretário Pedro Eurico atesta a falência da atual gestão. "Nossa reflexão é que o secretário reconhece a falência do sistema prisional de Pernambuco. Ele, que deveria está fazendo a fiscalização do uso de celulares, na verdade se comunica com esses detentos", afirmou.
O presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação da Alepe, deputado Edilson Silva (PSOL), disse que, nesta quarta-feira (3), entrará com uma representação no Ministério Público contra o secretário.
"A existência dos celulares dentro dos presídios e a tolerância do governo com esse fato provam que a gestão do sistema prisional de Pernambuco está no fundo do poço e é preciso que o governador tome alguma medida", disse Silva.
OUTRO LADO
O secretário Pedro Eurico confirmou que mantém contatos telefônicos não só com presos, mas com advogados, familiares dos detentos, defensores públicos e membros do Poder Judiciário. Ele afirmou que se trata de uma "estratégia".
"Recebo informações de possíveis fugas, rebeliões, casos de corrupção, violência e prática de extorsão o dia todo, até de madrugada. Essas informações nos ajudam a investigar esses crimes dentro do presídio, não há problema nisso. Estão procurando chifre em cabeça de cavalo", afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, em 2015, "graças às denúncias enviadas para o seu celular", foram apreendidos 4.450 telefones móveis dentro dos presídios de Pernambuco. "Várias pessoas têm meu número, porque eu mesmo dou", disse.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 04/12

ONOFRE CIUFFI, 78 anos
TEREZINHA ARAUJO SOARES, 69 anos
ANGELINA MENEO PALUSSIO, 91 anos 
DIONISIO REMES, 60 anos
NATIMORTO, 0 anos
LINDOLFO HEINZ, 72 anos

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41