Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rei da Espanha pede que líder socialista tente formar governo

Loading...

GERAL

Rei da Espanha pede que líder socialista tente formar governo

DIOGO BERCITO
MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - O rei espanhol Felipe encarregou o líder socialista Pedro Sánchez de tentar formar o próximo governo do país. Sánchez, que lidera o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), deve passar entre três semanas e um mês no processo, em negociações.
O anúncio, feito nesta terça-feira (2), coloca a Espanha em uma situação inédita: um candidato que não recebeu a maioria dos votos pode tornar-se o premiê do país.
O rei Felipe havia feito a mesma proposta ao premiê em exercício Mariano Rajoy, do conservador PP (Partido Popular). Rajoy afirmou não ter apoio político para a tentativa de formar governo e recusou a oferta do monarca.
O socialista Sánchez terá de negociar com os demais partidos para encontrar uma fórmula viável de governo. Caso não consiga, deixará espaço a outro candidato. Na impossibilidade de qualquer solução, podem ser convocadas novas eleições no país.
Uma das alternativas é Sánchez aliar-se com o partido de esquerda Podemos e outras siglas menores, incluindo aquelas que defendem a independência da região catalã.
Essa opção é impopular dentro do PSOE, e teria de ser votada dentro do próprio partido e possivelmente entre militantes.
O PSOE pode também aliar-se ao PP e ao partido de centro-direita Cidadãos. Seria uma aliança inusitada, entre partidos com ideologias distintas, mas é uma das soluções defendidas pelo próprio Rajoy (desde que ele mantenha o seu cargo de premiê).
CRISE
A Espanha vive um momento de transformação política. Nas eleições de 20 de dezembro, a hegemonia dos dois grandes partidos PP e PSOE foi rompida pelo surgimento de partidos como o Podemos e o Cidadãos, colocando fim - ainda que temporário - ao bipartidarismo.
Em parte, os eleitores dos partidos tradicionais estão exaustos pelos contínuos escândalos de corrupção e pela persistente crise econômica. A Espanha voltou a crescer, mas ainda tem taxa de desemprego em torno de 21%.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60