Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Farmacêutica vai desenvolver vacina contra o vírus da zika

Loading...

GERAL

Farmacêutica vai desenvolver vacina contra o vírus da zika

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma vacina contra o vírus da zika já está em desenvolvimento. A multinacional francesa Sanofi Pasteur, mesma produtora da vacina contra a dengue, lançou projeto de pesquisa nesta terça-feira (2).
O vírus da zika é estreitamente relacionado como o vírus da dengue, segundo a farmacêutica. Pertence ao mesmo gênero Flavivirus, além de ser disseminado pela mesma espécie de mosquito e apresentar as mesmas manifestações agudas da doença.
A vacina contra a dengue, lançada em dezembro de 2015, foi considerada "baixa" pelo presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa - especialistas ainda têm ressalvas quanto ao prazo das doses, aplicadas a cada seis meses. A vacina contra a febre amarela, por exemplo, tem eficácia de mais de 90%. Já a vacina contra o vírus HPV, por sua vez, tem eficácia estimada em 98,8% contra o câncer do colo de útero.
Os sintomas mais comuns de uma infecção por zika são febre, (erupções na pele), inchaços das juntas, conjuntivite e dor de cabeça.
No entanto, há crescentes evidências relacionando a infecção pelo vírus zika em grávidas com aumento do risco de complicações congênitas graves conhecidas como a microcefalia. Normalmente, esta é uma condição rara e consiste numa redução anormal do tamanho da cabeça do recém-nascido que impede seu desenvolvimento cerebral normal.
"Além de uma séria possibilidade de haver complicações congênitas relacionadas com o vírus da zika, há outras pesquisas em andamento para avaliar uma outra associação entre a infecção pelo vírus zika e uma doença neurológica séria, o que agravaria a forte suspeita de malformações congênitas associadas com a doença", afirma Nicholas Jackson, diretor global da pesquisa.
OUTRAS PESQUISAS
O governo brasileiro está negociando com os EUA para desenvolver a vacina contra o zika, mas a expectativa é que demore ao menos quatro anos para viabilizá-la.
A preocupação crescente com o avanço do zika levou o o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a convocar assessores de saúde e segurança nacional e pedir pressa no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus.
O vírus também levou os governos de diversos países e a União Europeia a recomendarem que mulheres considerem adiar viagens às cidades brasileiras e a outros países expostos pelo zika. Entre eles estão Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá e Austrália.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60