Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Coreia do Norte lançará foguete neste mês, diz agência marítima da ONU

Loading...

GERAL

Coreia do Norte lançará foguete neste mês, diz agência marítima da ONU

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Organização Marítima Internacional, ligada à ONU, informou nesta terça-feira (2) que a Coreia do Norte lhe avisou de que vai lançar um foguete em fevereiro, o que seria uma nova violação das sanções internacionais.
A informação também foi divulgada pela Coreia do Sul. No mês passado, o regime do ditador Kim Jong-un violou as punições internacionais ao realizar um teste com uma bomba nuclear, o quarto em dez anos.
Segundo membros da agência marítima, o país comunista enviou um alerta marítimo para que civis, barcos e aviões fiquem atentos na região da Península Coreana entre 7h e 12h (horário local) no período entre 8 e 25 deste mês.
O objetivo destes alertas, que são praxe na comunidade internacional, é evitar que o lançamento do foguete interfira no tráfego aéreo ou marítimo internacional, provocando acidentes no lançamento e com destroços.
Mais cedo, a agência de notícias japonesa Kyodo afirmou que Pyongyang teria feito comunicado semelhante à União Internacional de Telecomunicações sobre a entrada de um novo satélite em operações.
A Coreia do Sul também está a par do lançamento, de acordo com membros do governo. A previsão é que, caso ocorra o lançamento, o primeiro estágio do foguete caia no litoral oeste do país, alguns destroços perto de Jeju e o segundo estágio nas Filipinas.
A última vez que os norte-coreanos lançaram um foguete foi em dezembro de 2012, quando colocaram em órbita seu primeiro satélite. Da mesma forma, estas agências foram avisadas com antecedência sobre os planos.
Na época, o regime norte-coreano foi alvo de novas sanções da ONU. Isso porque a tecnologia usada nos foguetes é igual à de mísseis balísticos, que poderiam ser aplicados em ataques com bombas nucleares.
Os dois principais países a defenderem a hipótese de encobrimento são os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Para a Coreia do Norte, a soberania garante o direito ao lançamento de foguetes.
TESTE NUCLEAR
Caso aconteça o lançamento, será um novo motivo para a pressão por mais punições ao ditador Kim Jong-un. Também deve servir para alimentar as críticas sobre a China, principal aliado norte-coreano.
Depois do teste nuclear de janeiro, o governo chinês foi criticado principalmente pelos Estados Unidos por deixar que Pyongyang continue suas ameaças. Apesar de ter concordado com sanções, Pequim não avançou no tema.
Na semana passada, o site 38 North, da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, afirmou que havia um nível incomum de atividade ao redor da base de lançamento de satélites Soahe, e em instalações anexas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60