Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estudantes celebram aprovação na USP após prova considerada 'absurda'

Loading...

GERAL

Estudantes celebram aprovação na USP após prova considerada 'absurda'

AMANDA MASSUELA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A estudante Ana Carolina Scognamiglio, 18, chorava em frente à lista de aprovados no vestibular da Fuvest, divulgada nesta terça (2) e afixada no mural de um cursinho da capital paulista.
"É mais emocionante ver seu nome na lista com essa festa toda e todo mundo comemorando junto", diz a caloura do curso de relações públicas -com a cabeça coberta por serpentina e o rosto rabiscado com o nome da USP.
Com 10.582 nomes, a lista de aprovados inclui 9.562 convocados para 180 cursos da USP, 120 para o curso de medicina da Santa Casa e 900 treineiros. Os selecionados deverão fazer reserva de vaga pelo site da Fuvest entre esta terça e quarta-feira (3).
Os aprovados enfrentaram questões consideradas "difíceis" por professores ouvidos pela reportagem. Gabriela Biscotto, 18, aprovada em direito, prefere usar o adjetivo "absurdo" para descrever o vestibular. "Não tem outra palavra para descrever", diz a caloura, que fez as provas de 2007 a 2015 para se habituar ao estilo das questões. Mesmo assim, ela diz que foi pega de surpresa.
"O segundo dia [de provas específicas] foi bem difícil, muito longo, sem tempo para fazer com calma", afirma Micaela Alexandra Spanjer, 17, aprovada em gestão ambiental na capital. Com medo de não ser aprovada, ela tratou de se garantir e se inscreveu em cinco vestibulares. Junto delas, cerca de outros 20 futuros universitários comemoraram o ingresso na universidade logo cedo, na sede do pré-vestibular.
"Cheguei às 9h, estava muito ansiosa, ficava checando o celular toda hora para ver se os nomes já tinham saído", conta Karen Caroline Almeida da Silva, 20. Ex-aprendiz em uma hamburgueria da capital, a estudante foi aprovada em engenharia de alimentos após um ano de pré-vestibular. "Foi muito puxado conciliar trabalho e estudos, mas eu sempre priorizava os estudos. Acordava cedo até nos fins de semana para revisar matéria."
Eduardo Amaro Furlanetto, 17, ao contrário, diz que o segredo é "não bitolar". Ele foi aprovado em engenharia civil na Escola Politécnica. "Isso atrapalha, é muita sobrecarga de informação. Eu não deixava de sair aos fins de semana, mas praticamente morava na escola durante a semana", afirma o estudante depois de ter o cabelo picotado por colegas, como manda a tradição.
VAGAS
Os 142.721 inscritos na Fuvest disputaram 9.682 vagas -120 delas para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O curso de medicina em Ribeirão Preto foi o mais concorrido, com 71,93 candidatos por vaga, seguido de psicologia, com 59,8.
A novidade é que, com a adesão da USP ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), em junho de 2015, estudantes que prestaram o Enem também puderam concorrer aos 1.489 postos reservados ao sistema, um equivalente a 13,5% do total da universidade. As matrículas foram realizadas nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.
A adesão ao novo sistema de seleção ficou a cargo de cada unidade de graduação da USP. Por isso, não foram incluídos cursos tradicionais como medicina na capital, engenharia e administração. Neste ano, a universidade oferece, ao todo, 11.057 vagas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 04/12

ONOFRE CIUFFI, 78 anos
TEREZINHA ARAUJO SOARES, 69 anos
ANGELINA MENEO PALUSSIO, 91 anos 
DIONISIO REMES, 60 anos
NATIMORTO, 0 anos
LINDOLFO HEINZ, 72 anos

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41