MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

União Europeia apresenta proposta para manter Reino Unido no bloco

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo britânico e a União Europeia chegaram a uma proposta de acordo nesta terça-feira (2) sobre as quatro demandas de reforma feitas pelo primeiro-ministro David Cameron para que o Reino Unido permaneça no bloco. Em uma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2016, 12:58:10 Editado em 27.04.2020, 19:53:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo britânico e a União Europeia chegaram a uma proposta de acordo nesta terça-feira (2) sobre as quatro demandas de reforma feitas pelo primeiro-ministro David Cameron para que o Reino Unido permaneça no bloco.
Em uma das mais polêmicas, um mecanismo permitiria ao Reino Unido, em caráter emergencial, suspender o pagamento de benefícios fiscais para imigrantes -que só teriam direito a eles depois de trabalharem por quatro anos.
Cameron, que precisa convencer os membros mais céticos do seu Partido Conservador que permanecer na UE é bom para o Reino Unido, vem tentando conseguir concessões do bloco antes de um referendo sobre o tema, que poderia ocorrer até junho. A consulta pública questionará os britânicos se eles desejam continuar fazendo parte da União Europeia depois de 2017.
A medida emergencial sobre os imigrantes poderia entrar em vigor assim que o referendo no Reino Unido decidisse pela permanência no bloco. A medida, contudo, ainda tem que ser aprovada pelos outros Estados-membros.
Cameron disse que a proposta traz a "mudança substancial" que ele gostaria de ver na relação entre o Reino Unido e a União Europeia. O premiê, contudo, disse que alguns detalhes ainda precisam ser trabalhados antes da próxima cúpula do bloco, nos dias 18 e 19.
"O projeto de renegociação com a UE mostra um progresso real em todas as quatro áreas onde o Reino Unido quer mudanças, mas ainda há mais trabalho a ser feito", disse Cameron, em seu perfil no Twitter.
Além da questão dos imigrantes, Cameron quer que o Reino Unido tenha a soberania respeitada e não participe das metas de uma "maior integração europeia", que os países que não fazem parte da zona do euro não estejam em condições de desvantagem em relação ao bloco, e que seja cortada a regulação excessiva a fim de aumentar a competitividade.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, reconheceu, no texto divulgado, que "esse tem sido um processo difícil" e que "ainda há negociações desafiadoras à frente". "Nada está acordado até que tudo esteja acordado. Estou convencido de que a proposta é uma boa base para um acordo", disse.
Para Tusk, as "próximas 24 horas" serão decisivas no acordo com Cameron.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "União Europeia apresenta proposta para manter Reino Unido no bloco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!