Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marco Rubio surpreende e se destaca entre republicanos moderados

Loading...

GERAL

Marco Rubio surpreende e se destaca entre republicanos moderados

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Apesar de o vencedor no caucus de Iowa ter sido Ted Cruz, o senador pela Flórida Marco Rubio ganha força na corrida para a Casa Branca por ter sido o candidato tradicional do Partido Republicano mais bem colocado no Estado.
Descendente de cubanos assim como o colega de Senado Cruz, Rubio obteve 23,1% dos votos no Estado que abre a disputa pela Presidência. Ele ficou em terceiro, mas a quatro pontos do líder e a só um do magnata Donald Trump.
Por meses, a retórica contrária à política tradicional republicana colocou Cruz e Trump no topo, enquanto candidatos mais moderados ficavam para trás ou se aproximavam deles para tentar tirar votos.
O desempenho de Rubio, porém, é encarado pelos republicanos como um alento para o resto da disputa. Diante do apoio inesperado, o senador fez um discurso de vitória em um hotel de Des Moines.
"Este é o momento que eles disseram que nunca aconteceria. Por meses, disseram que não tínhamos chance", disse, afirmando ser capaz de derrotar a Hillary Clinton, favorita para ser a indicada do partido democrata.
"Quando eu for o nomeado, nós vamos unificar o nosso partido e vamos unificar o movimento conservador", afirmou, em crítica a Cruz e Trump, que têm uma retórica mais conservadora que os republicanos tradicionais.
O resultado das primárias em Iowa surpreendeu analistas políticos que, baseados nas pesquisas de opinião, esperavam uma votação de Rubio entre 15% e 18%. O desempenho também deverá atrair tradicionais republicanos a sua base.
O senador tem como vantagem um desempenho superior a outros candidatos moderados, como os governadores Chris Christie (Nova Jersey) e John Kasich (Ohio) e o ex-governador da Flórida Jeb Bush.
Antes cotado como favorito para a indicação, o filho e irmão de ex-presidentes recebeu só 2,8% dos votos, ficando em um distante sexto lugar. Christie e Kasich estão ainda mais longe, em oitava e décima posições, respectivamente.
DESISTENTES
As prévias eleitorais para a eleição presidencial americana no Estado de Iowa levaram à desistência de dois candidatos. Com menos de 2% dos votos, o democrata Martin O'Malley e o republicano Mike Huckabee deixam a disputa.
Em discurso a seus seguidores, O'Malley, que foi governador de Maryland, admitiu que foi difícil superar o mínimo de votos. Ele obteve 0,6%, enquanto Hillary Clinton e Bernie Sanders empataram tecnicamente, na casa dos 49%.
"A luta continua. Nós lutamos muito, mas muito duro para tentar dar ao povo uma escolha, e o povo fez sua escolha nesta noite", disse, antes de fazer uma crítica à retórica de Donald Trump, que chamou de "racista e fascista".
Conheça os candidatos
"Nós temos de defender fortemente os valores que nos fazem americanos. E é sobre isso também que é esta dura campanha."
Do lado republicano, Mike Huckabee, que teve 1,8%, deixou a disputa em mensagem no Twitter. "Estou suspendendo oficialmente minha campanha. Muito obrigado por seu apoio", disse.
A previsão é que outros candidatos republicanos declarem sua desistência da disputa devido à baixa votação ou à falta de recursos para continuar a fazer campanha em outros Estados.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60