Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ATUALIZADA

Loading...

GERAL

ATUALIZADA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O comando de campanha da ex-secretária de Estado Hillary Clinton em Iowa declarou nesta terça-feira (2) vitória nas prévias no Estado. Porém, seu principal concorrente, Bernie Sanders, ainda considera a disputa empatada.
Com 99% dos votos apurados, Hillary Clinton obteve 49,9%, contra 49,5% de Sanders. O comando democrata ainda precisa definir como ficará a divisão dos delegados, o que pode dar vitória a um deles ou decretar o empate.
Às 2h locais (6h em Brasília), a direção da campanha da ex-secretária em Iowa divulgou a nota com a reivindicação de vitória.
"Hillary Clinton venceu o caucus de Iowa. Após extensa apuração -e análise- dos resultados, não há incerteza e a secretária Clinton claramente ganhou a maior parte dos delegados nacionais e estaduais. Estatisticamente, não há informação proeminente que possa mudar os resultados e não existe maneira de que o senador Sanders possa superar a vantagem da secretária Clinton."
Horas depois, em entrevista à rede de televisão CNN, Sanders preferiu manter sua posição pelo empate.
Pouco antes, o comando democrata em Iowa disse que ainda é cedo para determinar vitória. "Os resultados foram os mais próximos da história. Nós daremos o resultado final quando forem confirmados com o comando".
Para analistas políticos, o impasse poderá levar os candidatos a dividir entre si os 44 delegados do partido no Estado, de um total de 4.763 da Convenção Nacional Democrata que nomeará o postulante do partido, em julho.
Sem desfecho claro, ambos foram a suas festas, evitando cantar vitória. "Estou respirando aliviada", disse Hillary a uma entusiasmada platéia de simpatizantes, ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton, e da filha, Chelsea.
"Quero que vocês saibam que eu continuarei fazendo o que fiz minha vida inteira. Continuarei do seu lado, continuarei lutando."
Conheça os candidatos
A próxima prévia está marcada para terça-feira (9) em New Hampshire, onde Sanders, senador pelo vizinho Vermont, está à frente nas pesquisas de opinião. Para o senador, o empate em Iowa foi considerado uma vitória.
"Nove meses atrás não tínhamos uma organização política, não tínhamos dinheiro e não era reconhecido. E enfrentamos a mais poderosa organização política dos EUA", disse Sanders, em referência à campanha de Hillary Clinton. "E hoje, enquanto os resultados ainda são desconhecidos parece que estamos num empate virtual."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60