MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O comando de campanha da ex-secretária de Estado Hillary Clinton em Iowa declarou nesta terça-feira (2) vitória nas prévias no Estado. Porém, seu principal concorrente, Bernie Sanders, ainda considera a disputa empatada. Com

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2016, 09:37:49 Editado em 27.04.2020, 19:53:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O comando de campanha da ex-secretária de Estado Hillary Clinton em Iowa declarou nesta terça-feira (2) vitória nas prévias no Estado. Porém, seu principal concorrente, Bernie Sanders, ainda considera a disputa empatada.
Com 99% dos votos apurados, Hillary Clinton obteve 49,9%, contra 49,5% de Sanders. O comando democrata ainda precisa definir como ficará a divisão dos delegados, o que pode dar vitória a um deles ou decretar o empate.
Às 2h locais (6h em Brasília), a direção da campanha da ex-secretária em Iowa divulgou a nota com a reivindicação de vitória.
"Hillary Clinton venceu o caucus de Iowa. Após extensa apuração -e análise- dos resultados, não há incerteza e a secretária Clinton claramente ganhou a maior parte dos delegados nacionais e estaduais. Estatisticamente, não há informação proeminente que possa mudar os resultados e não existe maneira de que o senador Sanders possa superar a vantagem da secretária Clinton."
Horas depois, em entrevista à rede de televisão CNN, Sanders preferiu manter sua posição pelo empate.
Pouco antes, o comando democrata em Iowa disse que ainda é cedo para determinar vitória. "Os resultados foram os mais próximos da história. Nós daremos o resultado final quando forem confirmados com o comando".
Para analistas políticos, o impasse poderá levar os candidatos a dividir entre si os 44 delegados do partido no Estado, de um total de 4.763 da Convenção Nacional Democrata que nomeará o postulante do partido, em julho.
Sem desfecho claro, ambos foram a suas festas, evitando cantar vitória. "Estou respirando aliviada", disse Hillary a uma entusiasmada platéia de simpatizantes, ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton, e da filha, Chelsea.
"Quero que vocês saibam que eu continuarei fazendo o que fiz minha vida inteira. Continuarei do seu lado, continuarei lutando."
Conheça os candidatos
A próxima prévia está marcada para terça-feira (9) em New Hampshire, onde Sanders, senador pelo vizinho Vermont, está à frente nas pesquisas de opinião. Para o senador, o empate em Iowa foi considerado uma vitória.
"Nove meses atrás não tínhamos uma organização política, não tínhamos dinheiro e não era reconhecido. E enfrentamos a mais poderosa organização política dos EUA", disse Sanders, em referência à campanha de Hillary Clinton. "E hoje, enquanto os resultados ainda são desconhecidos parece que estamos num empate virtual."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!