Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ted Cruz bate favoritismo de Trump e vence caucus de Iowa

Loading...

GERAL

Ted Cruz bate favoritismo de Trump e vence caucus de Iowa

MARCELO NINIO, ENVIADO ESPECIAL
DES MOINES, EUA (FOLHAPRESS) - O senador ultraconservador Ted Cruz venceu o caucus de Iowa do Partido Republicano, primeira prévia eleitoral da disputa pela Casa Branca. Cruz obteve 27,7% dos votos, batendo o favoritismo do empresário Donald Trump, que teve 24,3%. Em terceiro lugar entre os republicanos, num desempenho surpreendente, o senador Marco Rubio teve 23,1% dos votos.
A vitória de Cruz contrariou as pesquisas de opinião que previam vitória de Trump. Com o apoio do voto evangélico e uma campanha baseada no discurso contra o sistema político, o senador chegou na frente na primeira etapa oficial da eleição presidencial.
"Iowa disse que o próximo presidente dos EUA não será escolhido pela mídia, pelo establishment de Washington nem pelos lobbies, mas pela mais incrível força: nós o povo americano", disse Cruz.
Líder absoluto das pesquisas durante meses, Trump decepcionou seus seguidores, terminando a disputa em Iowa quase empatado com o jovem senador Marco Rubio, o terceiro colocado. Em uma rápida aparição diante de simpatizantes, Trump agradeceu o apoio recebido em Iowa e expressou confiança de vencer na próxima prévia, em New Hampshire, onde lidera as pesquisas com folga.
"Estou realmente honrado", disse Trump. "Vai ser uma grande semana". A prévia de New Hampshire está marcada para a próxima terça (9).
Marco Rubio, um dos grandes vencedores do dia, foi o primeiro a se pronunciar, respondendo aos que duvidaram de sua capacidade de sobreviver na campanha.
"Este é o momento que eles disseram que jamais aconteceria. Disseram que eu não tinha chance, porque meu cabelo não é grisalho o suficiente", disse Rubio, 44. em alusão aos comentários de que ele jovem demais para concorrer à presidência dos EUA. "O povo deste estado mandou uma clara mensagem: depois de sete anos de Barack Obama, nós não vamos esperar mais".
DEMOCRATAS
Entre os democratas, com 99% dos votos apurados, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o senador Bernie Sanders estavam tão próximos que era impossível declarar um vencedor.
Hillary tinha 49,8% dos delegados do partido no Estado, contra 49,6% de Sanders. Com apenas 0,6%, Martin O`Malley, o terceiro candidato democrata, anunciou sua saída da disputa.
Analistas políticos disseram que o impasse poderá levar os candidatos a dividir entre si os 44 delegados do partido em Iowa, de um total de 4.763 da Convenção Nacional Democrata que nomeará o candidato presidencial do partido, em julho na Filadélfia.
Sem um desfecho claro, Hillary e Sanders compareceram às festas preparadas por suas campanhas para concluir a campanha em Iowa, mas evitaram cantar vitória.
"Estou respirando aliviada", disse Hillary a uma entusiasmada platéia de simpatizantes, ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton, e da filha, Chelsea. "Quero que vocês saibam que eu continuarei fazendo o que fiz minha vida inteira. Continuarei do seu lado, continuarei lutando."
A próxima prévia está marcada para terça-feira (9) no estado de New Hampshire, onde Sanders está na frente nas pesquisas de opinião. Para o senador, o empate em Iowa foi considerado uma vitória.
"Nove meses atrás nós não tínhamos uma organização política, não tínhamos dinheiro e meu nome não era reconhecido. E enfrentamos a mais poderosa organização política dos EUA", disse Sanders, em referência à campanha de Hillary Clinton. "E hoje, enquanto os resultados ainda são desconhecidos parece que estamos num empate virtual."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 01/12

ALZIRA GUERINO, 88 anos
MARCOS ANTÔNIO PEGORER, 52 anos
ARMANDO TOALIARI, 79 anos

APUCARANA 01/12

JESUÍNO JOSE RIBEIRO, 84 anos
CLEMENTE LEITE DA SILVA, 77 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56