Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os 6 países mais corruptos do mundo. Acredite, o Brasil não está na lista

Loading...

CORRUPÇÃO GENERALIZADA

Os 6 países mais corruptos do mundo. Acredite, o Brasil não está na lista

O local de um ataque suícida em Jalalabad, Afeganistão, no início deste ano que deixou 33 pessoas mortas e feriu mais de 100. (Foto: Reuters)

Nenhum país é completamente livre de corrupção, mas alguns são mais limpos do que outros. No ano passado a corrupção era comum em 68% dos países do mundo, incluindo a metade do G20. O lado positivo (se é que ele existe) é que a pontuação da maioria dos países melhorou em relação ao ano anterior. 

Com base no Índice de Percepções de Corrupção da Transparência Internacional, a organização Transparência Internacional, com sede em Berlim, mede a corrupção generalizada na esfera pública, casos de abusos de poder, suborno, trabalho infantil, tráfico de seres humanos, entre outros fatores. 

A Grécia, Senegal e o Reino Unido apresentaram as maiores melhorias desde 2012, enquanto o Brasil, que é tragado pela Lava Jato, Austrália, Líbia, Espanha e Turquia viram suas pontuações derrapar agudamente. 

Os países que lideram a lista dos mais corruptos são aqueles que continuam a ser abalados por conflitos abertos mantendo níveis desastrosos de pobreza e desigualdade: São eles. Angola, Sudão do Sul, Sudão, Afeganistão, Coreia do Norte e Somália. 

Angola 

A menina sentada na frente de uma barraca em um acampamento improvisado para desabrigados pela guerra civil que durou 27 anos em Angola, que terminou há mais de um ano. (Foto: Getty Images)

Cerca de 70% das pessoas que sobrevivem (sim, sobrevivem) em Angola vive com 2 dólares ou menos por dia. A Angola também é considerado o país mais letal para as crianças, classificado como número um em termos de lugares onde as crianças têm mais probabilidade de morrer antes de fazer 5 anos. Suborno ocorre livremente neste país.

Sudão do Sul

Um soldado do Sudão do Sul. (Foto: Getty Images)

Com quedas de receitas de petróleo, a economia do Sudão do Sul ficou ainda mais devastada e a corrupção vem se alastrando cada vez mais. De acordo com relatório do The Sentry, uma organização co-fundada pelo ator George Clooney, o setor de petróleo é muito mal administrado e o sistema financeiro é explorado por um pequeno grupo de elites para ganhar poder e os lucros.

Sudão 

Crianças com sacolas na esperança de recolher alimentos em uma aldeia no Sudão. (Foto: Getty Images)

Décadas de guerra civil deixaram o Sudão com o governo limitado e infra-estrutura deteriorada, abrindo as portas para a corrupção generalizada. As autoridades governamentais continuam ligadas a práticas corruptas como peculato, suborno e nepotismo.

Afeganistão 

O local de um atentado suícida perto do aeroporto internacional em Cabul, em dezembro do ano passado. (Foto: Getty Images)

No Afeganistão, milhões de dólares destinados à reconstrução do país devastado pela guerra provavelmente tenham sido desperdiçado ou roubado. O conflito no país continua forte, com inúmeros ataques dos Taliban.

Coreia do Norte 

Veteranos sul-coreanos queimam cartazes da bandeira norte-coreana e seu líder, Kim Jong Un, durante protesto em agosto de 2015. (Foto: Getty Images)

Na Coréia do Norte, um estado totalitário que permanece isolado do resto do mundo, a coleta de dados é quase impossível onde praticamente tudo é controlado pelo Estado. O ditador Kim Jong Un conseguiu estremecer ainda mais as relações com os países vizinhos e os EUA desde a morte de seu pai em 2011. No início deste ano país afirmou ao mundo que tinha detonado com sucesso uma bomba de hidrogênio.

Somália 

Corpo encontrado nos escombros ao lado de carros destruidos perto do hotel Palace Jazeera logo após um atentado em Mogadíscio. (Foto: Getty Images)

A Somália aparece empatada com a Coreia do Norte como o país mais corrupto do mundo. Violência e instabilidade política tem mantido a Somália isolada em estado de medo e corrupção. O país continua a depender de ajuda externa, com o governo sendo incapaz de fornecer serviços básicos.

Mapa da corrupção no mundo

Fonte: Market Watch

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60