Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidente colombiano espera que EUA tirem Farc de lista do terrorismo

Loading...

GERAL

Presidente colombiano espera que EUA tirem Farc de lista do terrorismo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, defendeu que os Estados Unidos retirem as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) de sua lista de organizações terroristas se o governo colombiano selar um acordo de paz com os guerrilheiros.
Em uma entrevista realizada dias antes de uma visita-chave à Casa Branca, Santos fez suas declarações mais contundentes em três anos de conversas de paz sobre o importante papel de Washington nas negociações.
"Se eles assinarem é porque temos um cronograma para seu desarmamento e eles comprometeram-se a deixar a fazer uma transição para uma vida legalizada. Então eu diria sim, eu espero que eles sejam eliminados da lista de terroristas", disse Santos em entrevista no palácio presidencial na quinta-feira (28).
O presidente colombiano também pediu a suspensão das ordens de captura contra líderes das Farc, por sua relação com o narcotráfico.
O Departamento de Estado norte-americano disse que não comenta casos específicos da lista do terrorismo, mas que "não consideramos revogar a designação de qualquer organização que continue engajada em atividades violentas".
Santos disse que se os membros das Farc seguirem com a venda de drogas após o acordo de paz, poderão ser extraditados aos EUA.
A reunião do líder colombiano com Barack Obama na quinta (4) celebrará os 15 anos de ajuda norte-americana à Colômbia no combate ao narcotráfico e às Farc. Esse projeto custou aos EUA cerca de US$ 10 bilhões.
As negociações de paz atingiram um ponto que os dois lados consideram sem volta. Um acordo final para encerrar o confronto é esperado para o começo de março.
Uma vez que um acordo for firmado, Santos disse que seria apropriado para a gestão Obama retirar as Farc da lista de organizações terroristas, que inclui a Al-Qaeda e o Estado Islâmico.
Como parte das conversas de paz, as Farc pararam de realizar sequestros e declararam uma trégua unilateral.
Por outro lado, a produção de coca cresceu 39% em 2014 e muitos especialistas dizem que ela subirá ainda mais depois que Santos interrompeu uma campanha de erradicação aérea da planta apoiada pelos EUA, no ano passado.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 01/12

ALZIRA GUERINO, 88 anos
MARCOS ANTÔNIO PEGORER, 52 anos
ARMANDO TOALIARI, 79 anos

APUCARANA 01/12

JESUÍNO JOSE RIBEIRO, 84 anos
CLEMENTE LEITE DA SILVA, 77 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56