Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grupo curdo abandona negociações de paz na Síria

Loading...

GERAL

Grupo curdo abandona negociações de paz na Síria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A principal delegação da oposição na Síria viajou neste sábado (30) da Arábia Saudita para Genebra, na Suíça, onde as Nações Unidas promovem uma rodada de negociações para tentar pôr fim à guerra civil iniciada em 2011.
Ainda não está claro, porém, se a delegação vai participar de diálogos diretos com o regime do ditador sírio, Bashar al-Assad. As negociações indiretas começaram nesta sexta-feira (29), com um encontro entre o enviado das Nações Unidas, Staffan de Mistura, e a delegação do governo sírio.
O Alto Comitê de Negociações, que reúne as entidades oposicionistas sírias, havia ameaçado boicotar o encontro até que um conjunto de exigências preliminares fosse atendido -libertação de prisioneiros, suspensão dos ataques aéreos a civis pelas forças da Rússia e da Síria e fim do bloqueio do Exército sírio a áreas controladas por rebeldes.
Mais tarde, o comitê concordou em enviar a delegação a Genebra, embora ainda insista que não negociará enquanto suas demandas não forem atendidas. Esta é a primeira tentativa de chegar a um acordo para encerrar o conflito desde as fracassadas negociações de 2014.
Também neste sábado (30), integrantes do maior grupo curdo da Síria deixaram a Suíça após terem sido excluídos das negociações.
O copresidente do Partido da União Democrática (PUD), Saleh Muslim, abandonou o encontro quando ficou claro que ele não seria convidado a tomar parte dos diálogos, disse seu porta-voz Nawaf Khalil.
A participação dos curdos no diálogo tem sido objeto de polêmica desde antes da reunião de Genebra. A Turquia, que luta contra separatistas curdos em seu território, considera o PUD um grupo terrorista, e o comitê da oposição síria vê o partido como próximo demais do regime de Assad.
Diferentemente de outros grupos convidados à reunião, o partido curdo não fora chamado a participar pelo enviado especial da ONU.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60