MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Negociações de paz da ONU sobre a Síria sofrem boicote da oposição

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Marcadas para começar nesta sexta (29), as conversas de paz promovidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar pôr fim à guerra civil na Síria correm o risco de não decolar. Alguns dos principais grupos da oposi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.01.2016, 10:52:46 Editado em 27.04.2020, 19:53:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Marcadas para começar nesta sexta (29), as conversas de paz promovidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar pôr fim à guerra civil na Síria correm o risco de não decolar.
Alguns dos principais grupos da oposição síria, reunidos no chamado Alto Comitê das Negociações (ACN), se negaram a participar das conversas enquanto não forem atendidas algumas demandas básicas, como o fim do cerco a áreas controladas pelos rebeldes e a suspensão dos bombardeios aéreos realizados pelo regime sírio e pela Rússia.
As negociações entre o regime e a oposição foram convocadas pelo enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, e estão programadas para começar nesta sexta-feira em Genebra, na Suíça. Entretanto, não há informações sobre a presença das delegações na cidade.
"[As conversas] terão início conforme o planejamento, mas eu não tenho um horário, não tenho um local e não posso dizer nada sobre as delegações", disse na manhã desta sexta Ahmad Fawzi, porta-voz da ONU. "Não posso dar um 'quem, quando e onde'."
As negociações se baseiam em um documento, chamado "Mapa da Paz", aprovado em dezembro pelo Conselho de Segurança da ONU. O plano prevê um cessar-fogo, um governo de transição por um período de seis meses e eleições em 18 meses.
Para De Mistura, essas conversas de paz são uma oportunidade que não pode ser perdida.
Para tentar iniciar o processo de paz, os Estados Unidos pediram aos grupos da oposição que participem "sem condições prévias".
QUEM SENTA À MESA
As conversas de paz sobre a Síria mediadas pela ONU são um passo importante para tentar acabar com um conflito que já se arrasta por quase cinco anos. Entretanto, não há acordo nem mesmo sobre quais devem ser os grupos convidados para a mesa de negociação.
Setores da oposição têm discordâncias com relação à liderança do ACN, apoiada pela Arábia Saudita, o que deve fazer com que alguns grupos rebeldes não sejam incluídos nas conversas.
Além disso, há pressão por parte de atores internacionais, como a Turquia, para que os curdos, minoria étnica que controla o norte da Síria, fiquem de fora das negociações. Há décadas, o Exército turco enfrenta insurgentes curdos no sul do país.
Também não há espaço para conversas com milícias radicais, como o Estado Islâmico (EI), que expandiram sua influência na Síria a partir do vácuo político gerado pela guerra civil.
ENTENDA O CONFLITO
A guerra na Síria começou em março de 2011, no contexto do levante popular conhecido como Primavera Árabe. O conflito escalou quando parte da população pegou em armas para tentar derrubar o dtador Bashar al-Assad.
Atualmente, o território do país está fragmentado entre áreas controladas pelo regime, pela oposição e por milícias terroristas como o Estado Islâmico (EI). Além disso, atores regionais e internacionais intervêm em favor de lados contrários na guerra, tornando ainda mais crítica a situação humanitária no país.
Os EUA, por exemplo, lideram uma coalizão que faz ataques aéreos contra o EI, mas buscam uma saída política para o conflito que passe pela deposição de Assad. A Rússia também faz bombardeios no país, mas é aliada de Assad.
A guerra civil já deixou mais de 250 mil mortos, e forçou o deslocamento de 11 milhões de pessoas, incluindo 4 milhões que se refugiaram em outros países.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Negociações de paz da ONU sobre a Síria sofrem boicote da oposição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!