Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ibama diz que plano da Samarco para recuperar rio é genérico e superficial

Loading...

GERAL

Ibama diz que plano da Samarco para recuperar rio é genérico e superficial

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ibama, instituto de meio ambiente do governo federal, rejeitou o plano entregue pela mineradora Samarco na semana passada para a recuperação do rio Doce, atingido pela lama da barragem da empresa que se rompeu em novembro de 2015.
A mineradora, que pertence à Vale e à anglo-australiana BHP Billiton, havia protocolado em 18 de janeiro na superintendência do órgão federal em Belo Horizonte um estudo em que levantava o impacto da destruição ao longo do curso do rio e propunha ações de recuperação.
Com a tragédia no ano passado, cerca de 40 bilhões de litros de rejeitos de minério foram lançados no meio ambiente. A lama chegou ao litoral do Espírito Santo. Peixes morreram e cidades que consumiam água do rio Doce tiveram de interromper a captação e o abastecimento, o que obrigou a Samarco a distribuir água mineral para moradores.
O Ibama encontrou uma série de falhas no documento. O levantamento dos danos e as ações propostas foram considerados genéricos e superficiais, com pouca fundamentação metodológica e científica. O estudo também não traçou metas com prazos definidos, o que dificulta o acompanhamento das ações, segundo o órgão de meio ambiente. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (28) pelo "Jornal Nacional".
O órgão diz ter notificado a empresa para que ela reapresente um novo plano até o dia 17 de fevereiro. Ao "Jornal Nacional", a mineradora afirmou que discutiu previamente o estudo com órgãos e entidades ambientais e que vai incorporar os pontos levantados pelo Ibama pois considera o processo "dinâmico" e de "revisão permanente".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57