Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-líder marfinense se diz inocente de crimes contra a humanidade

Loading...

GERAL

Ex-líder marfinense se diz inocente de crimes contra a humanidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na primeira vez em que o Tribunal Penal Internacional (TPI) julga um ex-chefe de Estado, em Haia, na Holanda, o ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo se declarou inocente de crimes contra a humanidade e de iniciar uma guerra civil após se recusar a deixar o cargo quando seu adversário Alassane Ouattara venceu as eleições à presidência, em 2010.
O TPI abriu nesta quinta-feira (28) o julgamento de Gbagbo, que é acusado de ser "coautor indireto" de quatro crimes contra a humanidade: assassinatos, estupros, perseguições e outros atos desumanos,  que resultaram na morte de aproximadamente 3.000 pessoas. Seu aliado na época, o líder Charles Ble Goude, também será julgado. Ambos demonstraram tranquilidade na leitura das acusações.
Segundo a acusação, os ataques cometidos pelas forças pró-Gbagbo entre 16 de dezembro de 2010 e 12 de abril de 2011 "tinham caráter generalizado e sistemático" e eram dirigidos "a comunidades étnicas ou religiosas específicas".
Laurent Gbagbo foi preso em abril de 2011 com sua esposa Simone, sob mandado de prisão da TPI, após ter ficado escondido no subsolo de sua residência em Abidjan, sob fogo das forças armadas francesas.
O TPI, em Haia, é o primeiro tribunal penal internacional permanente encarregado de julgar os autores de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60