Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump lidera nas três primeiras primárias republicanas, diz pesquisa

Loading...

GERAL

Trump lidera nas três primeiras primárias republicanas, diz pesquisa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O magnata Donald Trump aparece na liderança das intenções de voto para as primárias republicanas à Presidência dos EUA nos Estados de Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul, onde a votação ocorre em fevereiro.
A pesquisa da rede de televisão NBC e do jornal "The Wall Street Journal" foi divulgada nesta quinta-feira (28), horas antes de mais um debate republicano no canal Fox News. O encontro de candidatos será boicotado por Trump.
No levantamento, o empresário tem 32% das intenções de voto em Iowa, 31% em New Hampshire e 36% na Carolina do Sul. Sua liderança só é ameaçada em Iowa, onde o senador texano Ted Cruz aparece com 25% dos votos.
O senador Marco Rubio, da Flórida, aparece em terceiro lugar. O médico aposentado Ben Carson e o ex-governador da Flórida Jeb Bush se alternam na quarta e na quinta posições em Iowa e na Carolina do Sul.
No Estado de New Hampshire, o quarto é o governador de Nova Jersey, Chris Christie, com 9% dos votos, seguido pelo filho e irmão de ex-presidentes. Carson não aparece entre os mais bem colocados na pesquisa.
Apesar de declarações polêmicas, como exigir que o México pague por construir um muro na fronteira com os EUA e banir a entrada dos muçulmanos no país, Trump é líder na disputa republicana desde agosto.
O magnata justificou o boicote ao debate desta quinta por considerar que a Fox News o trata de forma injusta. "Não tenho nada contra a Fox News, mas eles precisam aprender a tratar pessoas de maneira mais justa", criticou.
Ele faz referência à pergunta feita pela jornalista Megyn Kelly, no primeiro debate, em agosto. A âncora questionou o candidato sobre comentários misóginos que fez --ele chamou uma comediante de "porca gorda" e "gorda desleixada".
No dia seguinte, ele insinuou que Kelly havia sido agressiva durante o debate do dia anterior por estar menstruada. Ele disse que Kelly tinha "sangue saindo dos olhos, sangue saindo... Sei lá de onde".
Os demais candidatos tentaram tirar vantagem da ausência de Trump. Em comício na quarta (27), Ted Cruz, que tenta encurtar a distância em relação ao empresário, chamou-o de uma alma frágil.
"Ele não está com medo de mim, mas de vocês", disse. Ele não quer responder as perguntas que homens e mulheres de Iowa sobre como sua herança não condiz com o que ele está prometendo", disse.
Por outro lado, Jeb Bush acredita que o magnata aparecerá nos estúdios na última hora. "Eu aposto 20 dólares que ele vai aparecer. Por quê? Porque interessa a ele", afirmou.
DEMOCRATAS
As primárias republicanas acontecem em 1º de fevereiro em Iowa, 9 de fevereiro em New Hampshire e 20 de fevereiro na Carolina do Sul. A escolha democrata é feita nos mesmos dias nos dois primeiros e em 27 de fevereiro no terceiro.
Do lado democrata, a ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton, favorita a ganhar a nomeação do partido do presidente Barack Obama, só tem uma liderança confortável na Carolina do Sul, onde tem 64% das intenções de voto.
Ela aparece com 48% em Iowa, mas em empate técnico com Bernie Sanders, que tem 45%. O senador por Vermont, porém, supera a adversária interna em New Hampshire, com 57% contra 38%.
Prometendo uma revolução na política americana e com uma plataforma social que atraiu o eleitorado mais jovem, Sanders vem diminuindo a diferença em relação a Hillary Clinton nos três Estados nas últimas semanas.
As pesquisas foram feitas entre 24 e 26 de janeiro. Foram ouvidas 3.040 pessoas em Iowa, 2.528 em New Hampshire e 2.508 na Carolina do Sul. As margens de erro foram de 4,6; 4,0 e 3,7 pontos percentuais, respectivamente.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56