MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente do Irã é acolhido na França com pactos comerciais e protestos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente iraniano, Hasan Rowhani, foi acolhido por empresários e autoridades franceses nesta quinta-feira (28), em mais um dia de seu "tour" pela Europa para aprofundar a abertura econômica de Teerã após a implementação de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.01.2016, 13:12:37 Editado em 27.04.2020, 19:53:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente iraniano, Hasan Rowhani, foi acolhido por empresários e autoridades franceses nesta quinta-feira (28), em mais um dia de seu "tour" pela Europa para aprofundar a abertura econômica de Teerã após a implementação de um acordo nuclear.
"A França disse estar pronta para entrar novamente no Irã, com energia e vontade renovadas. Nós viemos aqui para dar boas-vindas a empresários e investidores franceses que começarão atividades econômicas no Irã", afirmou Rowhani a uma plateia de executivos em conferência da confederação patronal Medef.
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, que também participou do evento, disse que os dois países devem esquecer rancores passados. "O Irã pode contar com a França", declarou o premiê.
Mais cedo, Valls havia afirmado que o governo francês assinará pactos comerciais com o Irã nas áreas de saúde, agricultura e ambiente.
A montadora francesa Peugeot-Citroen também anunciou um acordo com a empresa Iran Khodro para criar três novos modelos de carro e produzir 200 mil automóveis por ano no país persa.
Rowhani deve se reunir mais tarde nesta quarta-feira com o presidente François Hollande no Palácio do Eliseu, sede do Executivo francês.
O acolhimento do líder iraniano por empresários e pelo governo francês contrastou com o clima de protesto em algumas ruas de Paris.
Ativistas convocaram manifestações contra a visita de Rowhani, denunciando violações de direitos humanos cometidas pelo regime teocrático.
Em uma ponte de pedestres, uma ativista do grupo Femen pendurou-se por uma corda, simulando um enforcamento, para criticar as penas de morte aplicadas pelo Irã. O país é o segundo no mundo em execuções, ficando atrás da China, apenas.
FIM DO ISOLAMENTO
A agenda de Rowhani em Paris faz parte da primeira visita de um presidente iraniano à Europa em quase duas décadas. Mais cedo nesta semana, antes de embarcar para a França, Rowhani passou pela Itália e pelo Vaticano, onde se reuniu com o papa Francisco.
Com a viagem à Europa, o presidente busca melhorar a posição de Teerã no cenário internacional. Os líderes europeus, por sua vez, buscam trazer o país persa para negociações de paz a fim de resolver conflitos no Oriente Médio.
A ida de Rowhani à Europa ocorre pouco mais de uma semana depois de o Irã anunciar que cumpriu as metas previstas em um acordo histórico, assinado juntamente com as potências mundiais em julho, para limitar o programa nuclear da república islâmica.
A implementação do acordo nuclear abriu caminho para EUA e União Europeia levantarem uma série de sanções que vinham sufocando a economia iraniana.
À procura de interessados em investir no país com o fim das sanções, Rowhani lidera uma delegação de 120 pessoas, que inclui empresários iranianos e o ministro de petróleo e gás -o país persa é um dos maiores produtores de petróleo do mundo.
Originalmente previsto para novembro, a viagem do presidente do Irã foi adiada em razão dos atentados de 13 de novembro em Paris, que deixaram pelo menos 130 mortos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do Irã é acolhido na França com pactos comerciais e protestos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!