Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidente do Irã é acolhido na França com pactos comerciais e protestos

Loading...

GERAL

Presidente do Irã é acolhido na França com pactos comerciais e protestos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente iraniano, Hasan Rowhani, foi acolhido por empresários e autoridades franceses nesta quinta-feira (28), em mais um dia de seu "tour" pela Europa para aprofundar a abertura econômica de Teerã após a implementação de um acordo nuclear.
"A França disse estar pronta para entrar novamente no Irã, com energia e vontade renovadas. Nós viemos aqui para dar boas-vindas a empresários e investidores franceses que começarão atividades econômicas no Irã", afirmou Rowhani a uma plateia de executivos em conferência da confederação patronal Medef.
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, que também participou do evento, disse que os dois países devem esquecer rancores passados. "O Irã pode contar com a França", declarou o premiê.
Mais cedo, Valls havia afirmado que o governo francês assinará pactos comerciais com o Irã nas áreas de saúde, agricultura e ambiente.
A montadora francesa Peugeot-Citroen também anunciou um acordo com a empresa Iran Khodro para criar três novos modelos de carro e produzir 200 mil automóveis por ano no país persa.
Rowhani deve se reunir mais tarde nesta quarta-feira com o presidente François Hollande no Palácio do Eliseu, sede do Executivo francês.
O acolhimento do líder iraniano por empresários e pelo governo francês contrastou com o clima de protesto em algumas ruas de Paris.
Ativistas convocaram manifestações contra a visita de Rowhani, denunciando violações de direitos humanos cometidas pelo regime teocrático.
Em uma ponte de pedestres, uma ativista do grupo Femen pendurou-se por uma corda, simulando um enforcamento, para criticar as penas de morte aplicadas pelo Irã. O país é o segundo no mundo em execuções, ficando atrás da China, apenas.
FIM DO ISOLAMENTO
A agenda de Rowhani em Paris faz parte da primeira visita de um presidente iraniano à Europa em quase duas décadas. Mais cedo nesta semana, antes de embarcar para a França, Rowhani passou pela Itália e pelo Vaticano, onde se reuniu com o papa Francisco.
Com a viagem à Europa, o presidente busca melhorar a posição de Teerã no cenário internacional. Os líderes europeus, por sua vez, buscam trazer o país persa para negociações de paz a fim de resolver conflitos no Oriente Médio.
A ida de Rowhani à Europa ocorre pouco mais de uma semana depois de o Irã anunciar que cumpriu as metas previstas em um acordo histórico, assinado juntamente com as potências mundiais em julho, para limitar o programa nuclear da república islâmica.
A implementação do acordo nuclear abriu caminho para EUA e União Europeia levantarem uma série de sanções que vinham sufocando a economia iraniana.
À procura de interessados em investir no país com o fim das sanções, Rowhani lidera uma delegação de 120 pessoas, que inclui empresários iranianos e o ministro de petróleo e gás -o país persa é um dos maiores produtores de petróleo do mundo.
Originalmente previsto para novembro, a viagem do presidente do Irã foi adiada em razão dos atentados de 13 de novembro em Paris, que deixaram pelo menos 130 mortos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41