MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Barragem da Samarco em Mariana sofre novo deslizamento

JOSÉ MARQUES BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - A barragem da Samarco que se rompeu em Mariana (MG) no dia 5 de novembro, deixando 19 mortos, voltou a apresentar um deslizamento de lama nesta quarta-feira (27). A mineradora confirma a informação, mas diz

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2016, 18:57:29 Editado em 27.04.2020, 19:53:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOSÉ MARQUES
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - A barragem da Samarco que se rompeu em Mariana (MG) no dia 5 de novembro, deixando 19 mortos, voltou a apresentar um deslizamento de lama nesta quarta-feira (27). A mineradora confirma a informação, mas diz que o incidente é de pequena proporção e que não há vítimas.
Em nota, informou que houve uma "movimentação de parte da massa residual" do reservatório de Fundão devido às chuvas das últimas semanas.
A massa caiu entre Fundão e a barragem vizinha, Santarém, e permanece no local, diz o comunicado.
Funcionários da empresa, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, foram evacuados do local. As Defesas Civis de Mariana e Barra Longa foram informadas do episódio.
Segundo a Samarco, não houve necessidade de acionamento de alarme.
A Prefeitura de Mariana diz que a mineradora informou que o incidente não representa risco à região e que os cursos de água não devem ser atingidos. O Ministério Público de Minas Gerais, que investiga a tragédia, enviou uma equipe ao local para apurar o problema.
Em nota, o governo de Minas Gerais disse que a Polícia Militar e a Defesa Civil Estadual vão analisar a situação "in loco". Além disso, afirmou que representantes da Secretaria de Meio Ambiente irão apurar as consequências ambientais do deslizamento e "tomar as providências cabíveis".
Além de Fundão, há outras duas barragens da Samarco no local, que ficaram de pé, mas sofreram danos estruturais: Germano e Santarém. Estudo encomendado pela mineradora aponta que o rompimento das duas pode causar um desastre maior que o anterior.
No comunicado desta quarta, a Samarco diz que "as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis com base no continuo monitoramento".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Barragem da Samarco em Mariana sofre novo deslizamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!