MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Obama se reúne com rival de Hillary em disputa democrata

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encontrou-se nesta quarta-feira (27) com o pré-candidato democrata Bernie Sanders. A reunião na Casa Branca acontece a dias das primeiras primárias para a sucessão presidencial.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2016, 17:41:05 Editado em 27.04.2020, 19:53:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encontrou-se nesta quarta-feira (27) com o pré-candidato democrata Bernie Sanders. A reunião na Casa Branca acontece a dias das primeiras primárias para a sucessão presidencial.
Sanders -que promete uma revolução política e tem uma plataforma mais à esquerda- tem diminuído a diferença nas pesquisas em relação a Hillary Clinton nas prévias democratas nos Estados de Iowa e New Hampshire.
Ao deixar a reunião, o pré-candidato afirmou que teve uma discussão "positiva e construtiva" sobre diversos assuntos com Obama e o vice-presidente, Joe Biden, e que também comentaram "um pouco" sobre política.
"Nós precisamos fazer muito mais e melhor para proteger a classe média e as famílias de trabalhadores, mas também é importante lembrar o quanto avançamos nos últimos sete anos", disse, em referência ao mandato de Obama.
Segundo Sanders, o presidente e o vice estão tentando ser o mais "justos e igualitários" possíveis sobre a disputa no Partido Democrata. Questionado por jornalistas, ele disse não acreditar que Obama beneficie Hillary Clinton.
A ex-senadora e ex-secretária de Obama é considerada a favorita na disputa democrata. Porém, Sanders tem ganhado a atenção do eleitorado por suas propostas contra o padrão tradicional da política americana.
Dentre elas, a defesa de direitos de minorias, como homossexuais, negros e latinos, e questões sociais, como alta do salário mínimo, taxação de grandes fortunas e violência policial. Seu discurso tem atraído principalmente os jovens.
Enquanto Obama esteve na Casa Branca, Sanders foi recebido pelo presidente mais de 40 vezes. Em 15 de dezembro, os dois tiveram a única reunião privada neste período, no Salão Oval da Casa Branca.
No mesmo período, Hillary Clinton, que foi secretária de Estado de Barack Obama, teve duas reuniões privadas com o mandatário e uma com Joe Biden -excetuando-se o período em que serviu a seu governo.
DISTÂNCIA
Apesar do encontro perto das primárias, a relação entre Obama e Sanders não é muito próxima. O pré-candidato não está no ciclo de parlamentares próximos ao presidente nem compartilha da maior parte de suas propostas.
Em entrevista ao site americano "Politico" na última segunda (25), Obama disse que ele não só mais próximo de Hillary Clinton, como também a vê como a mais bem posicionada para manter seus compromissos políticos.
"O que Hillary apresenta é um reconhecimento de que a tradução de valores em governança e a entrega de resultados é o trabalho principal da política, fazendo uma diferença real em sua vida cotidiana", disse. "Já Sanders tem o luxo de ser um tiro longo."
Questionado na entrevista, o presidente negou qualquer analogia da campanha de Sanders com sua primeira corrida para a Casa Branca, em 2008, em que defendeu a mudança na política americana.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Obama se reúne com rival de Hillary em disputa democrata"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!