Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obama se reúne com rival de Hillary em disputa democrata

Loading...

GERAL

Obama se reúne com rival de Hillary em disputa democrata

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encontrou-se nesta quarta-feira (27) com o pré-candidato democrata Bernie Sanders. A reunião na Casa Branca acontece a dias das primeiras primárias para a sucessão presidencial.
Sanders -que promete uma revolução política e tem uma plataforma mais à esquerda- tem diminuído a diferença nas pesquisas em relação a Hillary Clinton nas prévias democratas nos Estados de Iowa e New Hampshire.
Ao deixar a reunião, o pré-candidato afirmou que teve uma discussão "positiva e construtiva" sobre diversos assuntos com Obama e o vice-presidente, Joe Biden, e que também comentaram "um pouco" sobre política.
"Nós precisamos fazer muito mais e melhor para proteger a classe média e as famílias de trabalhadores, mas também é importante lembrar o quanto avançamos nos últimos sete anos", disse, em referência ao mandato de Obama.
Segundo Sanders, o presidente e o vice estão tentando ser o mais "justos e igualitários" possíveis sobre a disputa no Partido Democrata. Questionado por jornalistas, ele disse não acreditar que Obama beneficie Hillary Clinton.
A ex-senadora e ex-secretária de Obama é considerada a favorita na disputa democrata. Porém, Sanders tem ganhado a atenção do eleitorado por suas propostas contra o padrão tradicional da política americana.
Dentre elas, a defesa de direitos de minorias, como homossexuais, negros e latinos, e questões sociais, como alta do salário mínimo, taxação de grandes fortunas e violência policial. Seu discurso tem atraído principalmente os jovens.
Enquanto Obama esteve na Casa Branca, Sanders foi recebido pelo presidente mais de 40 vezes. Em 15 de dezembro, os dois tiveram a única reunião privada neste período, no Salão Oval da Casa Branca.
No mesmo período, Hillary Clinton, que foi secretária de Estado de Barack Obama, teve duas reuniões privadas com o mandatário e uma com Joe Biden -excetuando-se o período em que serviu a seu governo.
DISTÂNCIA
Apesar do encontro perto das primárias, a relação entre Obama e Sanders não é muito próxima. O pré-candidato não está no ciclo de parlamentares próximos ao presidente nem compartilha da maior parte de suas propostas.
Em entrevista ao site americano "Politico" na última segunda (25), Obama disse que ele não só mais próximo de Hillary Clinton, como também a vê como a mais bem posicionada para manter seus compromissos políticos.
"O que Hillary apresenta é um reconhecimento de que a tradução de valores em governança e a entrega de resultados é o trabalho principal da política, fazendo uma diferença real em sua vida cotidiana", disse. "Já Sanders tem o luxo de ser um tiro longo."
Questionado na entrevista, o presidente negou qualquer analogia da campanha de Sanders com sua primeira corrida para a Casa Branca, em 2008, em que defendeu a mudança na política americana.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60