Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Kremlin exige que governo dos EUA provem que Putin seja corrupto

Loading...

GERAL

Kremlin exige que governo dos EUA provem que Putin seja corrupto

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Kremlin exigiu nesta terça-feira (26) que o Departamento do Tesouro dos EUA apresente provas de que o presidente russo, Vladimir Putin, seja corrupto depois das acusações de um funcionário do órgão americano.
A exigência foi uma resposta à entrevista do vice-secretário do Tesouro para Terrorismo e Crimes Financeiros, Adam Szubin, à BBC. Nela, disse que o governo americano sabe que Putin é corrupto "há muitos, muitos anos".
Szubin, que fiscaliza a aplicação das sanções americanas, comentou sobre como amigos e aliados próximos de Putin enriqueceram durante seu período no governo russo e acusou Putin de esconder parte de sua fortuna.
"Ele supostamente deveria receber um salário estatal de cerca de US$ 110 mil por ano. Não se trata de uma impressão exata de seu patrimônio, e ele passou muito tempo treinando e exercitando como encobrir sua real fortuna", disse.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que as declarações da entrevista foram uma "acusação oficial" dos Estados Unidos contra o presidente russo e que as denúncias "são uma completa manipulação".
"Este é um novo caso clássico de jornalismo irresponsável, se não for um comentário oficial de um representante do ministério das Finanças dos EUA. Fica muito claro quem está dirigindo isso", disse Peskov.
O russo fazia referência ao inquérito público divulgado no Reino Unido, controlador da BBC, sobre a morte do ex-espião Alexander Litvinenko. Segundo os investigadores, o assassinato provavelmente foi encomendado pelo governo russo.
ADMISSÃO
As declarações de Szubin ao programa "Panorama" foram a primeira acusação direta conhecida dos Estados Unidos de que Putin teria enriquecido de forma ilícita, através dos recursos estatais russos.
O governo americano evita comentar sobre o assunto, mas já deu sinais de que acompanha as transações de Putin em relatórios internos. Em 2007, a CIA (Agência Central de Inteligência) afirmou que sua fortuna era de US$ 40 bilhões.
Outra prova de conhecimento da riqueza próxima ao presidente é que os amigos e aliados de Putin foram os primeiros alvos das sanções econômicas aplicadas contra russos pela suposta interferência na crise da Ucrânia, em 2014.
Em 2008, o presidente russo criticou as acusações de que seria um dos homens mais ricos da Europa: "É simplesmente lixo. Eles pegaram isso do nariz de alguém e assoaram em seus pequenos jornais".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41