Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Itália é criticada por cobrir estátuas nuas em visita do presidente do Irã

Loading...

GERAL

Itália é criticada por cobrir estátuas nuas em visita do presidente do Irã

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, foi duramente criticado nesta terça (26) por mandar cobrir as estátuas de mulheres nuas dos Museus Capitolinos, em Roma, durante a visita do presidente do Irã, Hasan Rowhani, na segunda-feira (25).
Entre as obras de arte cobertas com painéis brancos, a pedido das autoridades iranianas, estava a Vênus Capitolina, estátua de uma mulher nua datada do século 2º antes de Cristo.
Segundo fontes oficiais, a decisão de cobrir as estátuas do Capitólio, região histórica da capital italiana, foi tomada por respeito ao visitante, líder político e clérigo muçulmano xiita.
De acordo com o jornal italiano "Il Messagero", a delegação do Irã também pediu que a entrevista coletiva de Rowhani e Renzi não fosse realizada diante da estátua equestre em bronze do imperador Marco Aurélio, como havia sido programado -o motivo seriam os genitais da escultura do cavalo.
Especialistas em arte e políticos tanto à esquerda como à direita atacaram as concessões feitas pelo governo -na reunião, também não houve menção por parte da Itália às violações de direitos humanos das quais o Irã é acusado.
Com o cumprimento do acordo nuclear entre o Irã e as potências ocidentais e o fim das sanções econômicas, a expectativa da Itália é firmar com o país persa acordos comerciais que podem chegar a 17 bilhões de euros (R$ 75,4 bilhões).
"Não se pode esconder a própria cultura, a própria religião ou a própria história. Foi uma decisão equivocada", declarou o arqueólogo Giuliano Volpe, presidente do Conselho Superior para os Bens Culturais do ministério italiano da Cultura.
"Respeito por outras culturas não pode significar a negação da nossa", disse o parlamentar Luca Squeri, do Forza Italia, partido de centro-direita do ex-premiê Silvio Berlusconi. "Isso não é respeito, é anulação das diferenças. É uma espécie de rendição", acrescentou.
Gianluca Peciola, do partido Esquerda, Ecologia e Liberdade, cobrou do premiê explicações sobre a medida, que chamou de "decisão vergonhosa, mortificação da arte e da cultura como valores universais".
No ano passado, Renzi, que é ex-prefeito de Florença, já havia sido criticado por cobrir as estátuas renascentistas da prefeitura da cidade durante a visita do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes.
Rowhani, que se encontrou com o papa Francisco nesta terça, visitará na quarta (27) o presidente francês, François Hollande. Em Paris, no entanto, não foram programadas refeições com as autoridades porque o governo não aceitou o pedido iraniano de retirar o vinho da mesa.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60