MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ONU aprova missão para monitorar cessar-fogo entre Farc e governo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta segunda (25) a criação da missão de observação do cessar-fogo entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A aprovação sai um

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2016, 23:58:18 Editado em 27.04.2020, 19:53:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta segunda (25) a criação da missão de observação do cessar-fogo entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
A aprovação sai uma semana após as duas partes do conflito pedirem a assistência das Nações Unidas para verificarem a trégua definitiva por um ano após a assinatura do acordo de paz, prevista para março.
Na resolução, determinou-se que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, envie recomendações sobre o tamanho e a logística da missão até 30 dias depois do início da trégua para que seja aprovada pelo conselho.
Os 15 países ainda felicitam a Colômbia e as Farc pelo fim do conflito. O conselho também aceitou a sugestão de que todos os membros da missão sejam de países da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe).
Por isso, Ban enviará o vice-secretário-geral da ONU, Jeffrey Feltman, nesta semana a Quito, no Equador, para falar com chefes de Estado e de governo do bloco se reúnem para começar a preparar a missão.
Em comunicado, o secretário-geral destacou o compromisso das duas partes em dar fim à guerra. Antes da votação, ele se reuniu na sede das Nações Unidas, em Nova York, com a chanceler colombiana, María Ángela Holguín.
Depois de a missão ser aprovada, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, comemorou o respaldo da ONU à missão de paz. "Já não estamos sozinhos. Isso demonstra o apoio do mundo inteiro ao fim dessa guerra".
Ele também agradeceu a Ban Ki-moon, ao papa Francisco e a todos os países que deram seu apoio às negociações de paz. "É um grande reconhecimento da máxima instância do mundo a todos os colombianos", disse.
VIGILÂNCIA
No discurso, Santos afirmou que os negociadores do governo e das Farc serão os responsáveis por determinar as áreas onde os guerrilheiros deixarão suas armas e darão início ao cessar-fogo bilateral.
O presidente afirma que este ponto ainda está sob negociação. O negociador do governo, Humberto de la Calle, disse que a ONU deverá estar presente em oito pontos do país para monitorar a trégua.
As negociações, iniciadas em 2012, contam com apoio popular, mas são vistas com ceticismo pela maior parte da população. Para a oposição ao presidente Juan Manuel Santos, o acordo de paz significará impunidade para os guerrilheiros das Farc.
Alguns grupos, como o do ex-presidente Álvaro Uribe, defendem a retomada dos combates como a única forma de dar fim ao conflito, o mais longo em vigor dentro da América Latina.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ONU aprova missão para monitorar cessar-fogo entre Farc e governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!