Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil tem 230 casos confirmados de microcefalia; mais 3.381 são apurados

Loading...

GERAL

Brasil tem 230 casos confirmados de microcefalia; mais 3.381 são apurados

NATÁLIA CANCIAN
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O país já soma 3.381 casos suspeitos de microcefalia e outros 230 confirmados, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (20). Os casos ocorrem em 764 municípios de 20 Estados e do Distrito Federal.
Além destes, outros 282 casos suspeitos chegaram a ser notificados pelas secretarias estaduais de saúde ao governo federal, mas foram descartados após exames feitos nos bebês.
Entre os casos de bebês que tiveram a má-formação no cérebro confirmada após exames, seis são de bebês que já tiveram resultados positivos para o vírus zika em testes sorológicos.
A análise mais recente ocorreu em um bebê de Minas Gerais, diagnosticado com microcefalia e que teve diagnóstico positivo para o vírus após análise de amostras do líquido da medula.
"Foi o primeiro caso em que a criança nasceu com microcefalia, está viva, e foi identificado o vírus", disse Wanderson Oliveira, coordenador-geral de respostas a emergências em saúde pública. Ele lembra que as outras análises eram de bebês que morreram horas após o parto.
Para o Ministério da Saúde, a descoberta de um sexto caso confirmado para o vírus reforça o elo entre a chegada do zika no Brasil e o avanço inesperado de casos de microcefalia.
O novo balanço informa ainda 49 mortes suspeitas de bebês identificados com a má-formação. Destes, cinco já foram confirmadas. Os demais ainda estão em investigação.
Entre os Estados, Pernambuco continua com o maior número de casos suspeitos de microcefalia: desde outubro, são 1.306 registros. Em seguida, estão Paraíba (665), Bahia (469) e Ceará (216).
QUEDA
Os dados indicam um pequeno aumento em relação à última semana, quando havia 3.530 casos suspeitos em 20 Estados e no Distrito Federal. Na ocasião, porém, o Ministério ainda não havia divulgado o número de casos confirmados e descartados.
Segundo o diretor do departamento de doenças transmissíveis, Cláudio Maierovitch, os dados apontam uma possível tendência de queda nos novos casos de microcefalia no Nordeste.
Hoje, a região concentra 88% dos casos suspeitos e confirmados no país.
"Começamos a assistir uma redução na incidência na curva [de casos] na região Nordeste. Vamos precisar observar para ver se essa tendência se confirma", disse.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60