Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovens são quase metade dos eleitores latinos, diz pesquisa

Loading...

GERAL

Jovens são quase metade dos eleitores latinos, diz pesquisa

THAIS BILENKY
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O eleitorado jovem latino é um grande filão a ser explorado pelos atuais aspirantes a presidente dos Estados Unidos.
Estudo do instituto Pew mostrou que esse grupo responde por 44% do total de eleitores hispânicos -que, por sua vez, registram neste ano um recorde de 27,3 milhões de pessoas aptas a votar.
Os jovens brancos são 27% do total de seu grupo étnico; os negros, 35%; os asiáticos, 30%.
Em números absolutos, a maioria branca do país supera as minorias, inclusive a hispânica, na faixa etária que compreende pessoas de 18 a 35 anos.
No entanto, o aumento da população de origem latina nascida nos EUA é uma promessa. Segundo a pesquisa desta terça-feira (19), esses jovens serão o principal motor de crescimento do eleitorado hispânico nas próximas duas décadas, sobrepondo-se aos imigrantes naturalizados e aos portorriquenhos emigrados.
A aposta em jovens é certeira: eles serão a principal fonte de crescimento dos eleitorados branco e negro. Contudo, enquanto entre hispânicos, a fatia de jovens se mantém desde 2000, entre os brancos, negros e asiáticos, ela vem caindo.
Com efeito, os eleitores com origens na Ásia têm nos imigrantes naturalizados maior número de eleitores (930 mil) do que nos jovens (607 mil).
SUB-REPRESENTADOS
Parcela em expansão entre a população americana, os latinos possivelmente registrarão o recorde de 11,9% dos votos nas eleições deste ano, estima o Pew. Se confirmado, deverá ser quase o mesmo que os 12,4% correspondentes aos eleitores negros.
Ainda assim, os hispânicos deverão estar sub-representados na eleição. Uma das razões é a baixa taxa de comparecimento às urnas, especialmente entre os jovens, menos engajados politicamente que os "millennials" negros, por exemplo.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 04/12

ONOFRE CIUFFI, 78 anos
TEREZINHA ARAUJO SOARES, 69 anos
ANGELINA MENEO PALUSSIO, 91 anos 
DIONISIO REMES, 60 anos
NATIMORTO, 0 anos
LINDOLFO HEINZ, 72 anos

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41