Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Entre os 10 cursos com maior nota de corte no Sisu, 7 são medicina

Loading...

GERAL

Entre os 10 cursos com maior nota de corte no Sisu, 7 são medicina

FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Entre os 10 cursos com maior nota de corte no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), sete são graduações de medicina.
A pontuação mais alta para a ampla concorrência foi em medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com nota 824,74. Em seguida, está engenharia química na mesma federal: na ampla concorrência, a nota de corte foi de 811,94.
Esse balanço, divulgado nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Educação, considerou as instituições públicas que ofertaram todas as vagas pelo sistema e que não oferecem bônus às notas dos candidatos. Nesta edição, foi registrada a menor relação candidato/vaga desde o lançamento do Sisu, em 2010, de 23,1 concorrentes por vaga.
Para o ministro Aloizio Mercadante (Educação) o motivo principal é o aumento de 10,9% no número de vagas entre uma edição e outra. Desde 2012, há queda na relação candidato/vaga a cada edição.
O MEC comentou ainda o que considerou um baixo número de inscrições (cerca de 27 mil) em cursos da USP, que pela primeira vez aderiu ao Sisu. Para o secretário Jesualdo Farias (Educação Superior), o motivo principal foi a exigência de pontuação mínima de 700 para alguns cursos da universidade.
"O estudante que tirou 740 pontos, ao optar por esse curso, iria correr o risco da nota de corte subir muito e, portanto, ele procurou um equivalente em outra instituição", avaliou.
PROUNI
Enquanto o Sisu encerrou as inscrições, o Prouni passou a ofertar vagas nesta semana. Ao todo, são 203.602 bolsas disponíveis para alunos de baixa renda cursarem ensino superior em instituição privada. O número corresponde a uma queda de 4% em comparação à edição do início de 2015 (213.113).
O motivo da redução, segundo Mercadante, é a exigência de nota mínima de qualidade da instituição de ensino para participar do programa, que concede isenção fiscal às privadas. "[Ao todo], 97 instituições que ofertavam bolsas estão sob supervisão do MEC porque tiraram avaliação inferior a 3 [em escala de 1 a 5] e não podem mais participar", disse.
A maior parte das vagas é para bolsas em engenharia (28.110), seguida de administração (20.743). O prazo para inscrição se encerra nesta sexta-feira (22) e o resultado será divulgado no dia 25 de janeiro.
PRONATEC-EJA
Ao comentar a necessidade de inclusão de adultos no sistema educacional, Mercadante afirmou que o ministério pretende lançar novas modalidades do Pronatec (programa de qualificação técnica e profissional) com foco nesse público.
A intenção é unir uma formação em que o adulto faça um curso técnico e conclua a etapa da educação básica pendente, hoje disponível a partir do EJA (Educação de Jovens e Adultos). "Como ele [aluno] já está no mercado, ele faz um curso técnico e conclui o fundamental", citou como exemplo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41