Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Entre os 10 cursos com maior nota de corte no Sisu, 7 são medicina

Loading...

GERAL

Entre os 10 cursos com maior nota de corte no Sisu, 7 são medicina

FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Entre os 10 cursos com maior nota de corte no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), sete são graduações de medicina.
A pontuação mais alta para a ampla concorrência foi em medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com nota 824,74. Em seguida, está engenharia química na mesma federal: na ampla concorrência, a nota de corte foi de 811,94.
Esse balanço, divulgado nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Educação, considerou as instituições públicas que ofertaram todas as vagas pelo sistema e que não oferecem bônus às notas dos candidatos. Nesta edição, foi registrada a menor relação candidato/vaga desde o lançamento do Sisu, em 2010, de 23,1 concorrentes por vaga.
Para o ministro Aloizio Mercadante (Educação) o motivo principal é o aumento de 10,9% no número de vagas entre uma edição e outra. Desde 2012, há queda na relação candidato/vaga a cada edição.
O MEC comentou ainda o que considerou um baixo número de inscrições (cerca de 27 mil) em cursos da USP, que pela primeira vez aderiu ao Sisu. Para o secretário Jesualdo Farias (Educação Superior), o motivo principal foi a exigência de pontuação mínima de 700 para alguns cursos da universidade.
"O estudante que tirou 740 pontos, ao optar por esse curso, iria correr o risco da nota de corte subir muito e, portanto, ele procurou um equivalente em outra instituição", avaliou.
PROUNI
Enquanto o Sisu encerrou as inscrições, o Prouni passou a ofertar vagas nesta semana. Ao todo, são 203.602 bolsas disponíveis para alunos de baixa renda cursarem ensino superior em instituição privada. O número corresponde a uma queda de 4% em comparação à edição do início de 2015 (213.113).
O motivo da redução, segundo Mercadante, é a exigência de nota mínima de qualidade da instituição de ensino para participar do programa, que concede isenção fiscal às privadas. "[Ao todo], 97 instituições que ofertavam bolsas estão sob supervisão do MEC porque tiraram avaliação inferior a 3 [em escala de 1 a 5] e não podem mais participar", disse.
A maior parte das vagas é para bolsas em engenharia (28.110), seguida de administração (20.743). O prazo para inscrição se encerra nesta sexta-feira (22) e o resultado será divulgado no dia 25 de janeiro.
PRONATEC-EJA
Ao comentar a necessidade de inclusão de adultos no sistema educacional, Mercadante afirmou que o ministério pretende lançar novas modalidades do Pronatec (programa de qualificação técnica e profissional) com foco nesse público.
A intenção é unir uma formação em que o adulto faça um curso técnico e conclua a etapa da educação básica pendente, hoje disponível a partir do EJA (Educação de Jovens e Adultos). "Como ele [aluno] já está no mercado, ele faz um curso técnico e conclui o fundamental", citou como exemplo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57