MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Candidato precisou relacionar fatos e ter senso crítico no 2° dia da Unicamp

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dia de provas de matemática, geografia e história da segunda fase do vestibular da Unicamp, realizado na tarde desta segunda (18), exigiu senso crítico e caminhou para a interdisciplinaridade, segundo professores de cursinho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.01.2016, 19:47:24 Editado em 27.04.2020, 19:53:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dia de provas de matemática, geografia e história da segunda fase do vestibular da Unicamp, realizado na tarde desta segunda (18), exigiu senso crítico e caminhou para a interdisciplinaridade, segundo professores de cursinhos.
A prova, que já está disponível no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), incluiu seis questões de matemática e história. O vestibular ainda contou com uma questão de sociologia, que abordou os direitos dos negros no Estado brasileiro, deixando a avaliação com cinco questões de geografia, segundo os professores. 13,5 mil candidatos compareceram à prova.
As questões de geografia e história trataram de assuntos tradicionais, mas de forma inovadora, segundo a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, do Curso Objetivo. "O aluno deveria saber correlacionar os fatos", afirmou. Já para o professor Edimilson Motta, coordenador geral do Etapa, a prova foi bem exigente.
Em ambas disciplinas houve questões sobre o Oriente Médio, com perguntas sobre o Estado Islâmico e sobre os Curdos. "A prova de história foi bem original, exigindo assuntos atuais com a sua contextualização histórica", afirma Marcio Castelan, coordenador de vestibular do Anglo. Já para o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, "a formação do Estado brasileiro também foi um tema bastante abordado, tematicamente as provas conversam entre si".
A prova de matemática na avaliação geral foi abrangente e condizente com o candidato de segunda fase. "Um assunto que não é mais pedido em outras provas, como o Enem, mas que foi cobrado na Unicamp foi matrizes e determinantes", diz Edimilson Motta.
Já a questão nove, que abordou progressão aritmética e geométrica tinha uma imprecisão conceitual, segundo Marcio Castelan. "Isso, porém, não prejudicou a elaboração da questão".
A abstenção geral do segundo dia foi de 14,8%. Neste domingo (17), primeiro dia de provas, a abstenção foi de 13,2%. Nesta terça (19), os estudantes farão as provas de química, física e biologia.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Candidato precisou relacionar fatos e ter senso crítico no 2° dia da Unicamp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!