Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mancha escura é vista no litoral de SC; suspeita é de contaminação por esgoto

Loading...

GERAL

Mancha escura é vista no litoral de SC; suspeita é de contaminação por esgoto

DANIELE BELMIRO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma mancha escura foi identificada neste domingo (17) em uma faixa de mar do litoral norte de Santa Catarina. A Prefeitura de Porto Belo, uma das cidades atingidas, suspeita de derramamento de esgoto no rio Perequê, que deságua no mar, e montou uma força-tarefa para verificar se a água está contaminada.
De acordo com o último relatório semanal de balneabilidade divulgado pelo Estado, no último dia 15, 35% dos pontos monitorados no litoral catarinense estão impróprios para banho. Em Porto Belo, apenas dois dos seis pontos analisados estão livres de poluição.
Na manhã desta segunda (18), equipes da Vigilância Sanitária municipal e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), órgão estadual, coletaram amostras de água do mar e enviaram o material para análise em laboratório. Os resultados ficarão prontos em 24 horas.
Os bombeiros estiveram no local e orientaram banhistas a não entrarem no mar. Eles também fizeram a recomendação a hóspedes de pelo menos uma pousada da orla. No domingo, foram registradas imagens de peixes mortos na areia da praia de Perequê. Mas a prefeitura informou nesta tarde que, a princípio, não há necessidade de interditar o local.
Também nesta tarde, fiscais da Fatma visitaram a estação de tratamento da Companhia Nacional de Saneamento (Conasa), na cidade vizinha de Itapema, para coletar amostras e determinar a quantidade de coliformes fecais na saída de esgoto tratado. A empresa, responsável pela captação e tratamento de água e esgoto em Itapema, foi notificada e deverá fornecer dados para a análise.
Em 2013, a Conasa foi multada por derramar esgoto sem tratamento no rio Perequê. A empresa alega que esse procedimento administrativo ainda está em trâmite e que a responsabilidade pelo caso ainda está sendo discutida.
Além da suspeita de derramamento de esgoto, segundo a Fatma, há outras hipóteses para o surgimento da mancha. "A água suja não indica necessariamente poluição. A mancha pode aparecer devido ao contraste entre a água do mar, que está extremamente limpa devido as condições climáticas favoráveis, com a água do rio, que é mais amarelada", diz o diretor de proteção de ecossistemas do órgão, Márcio Alves. Outras explicações possíveis são a proliferação de algas e o despejo clandestino de esgoto de pequenas propriedades em Porto Belo.
Segundo a Fatma, a mancha avançou da praia de Perequê, que já é considerada imprópria para banho, em direção à praia de Itapema, no lado esquerdo da foz do rio Perequê, hoje considerada própria para banho. Nesta segunda (18), a mancha está concentrada na praia de Itapema.
OUTRO LADO
Em nota, a Conasa informou que a Estação de Tratamento de Esgoto "opera na mais absoluta normalidade, obedecendo a todos os parâmetros de qualidade exigidos na legislação para os processos de tratamento do esgoto", e que "o efluente tratado não tem qualquer relação com o despejo irregular de esgoto identificado na praia do Perequê" no domingo.
A empresa argumenta que já foram identificadas diversas fontes de lançamento irregular de esgoto em Porto Belo, área pela qual não é responsável.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60