Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ANA recusa proposta da Sabesp de mudança na operação do Cantareira

Loading...

GERAL

ANA recusa proposta da Sabesp de mudança na operação do Cantareira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ANA (Agência Nacional de Águas) recusou nesta sexta-feira (15) um pedido da Sabesp de mudança no ponto de controle de retirada de água do sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo.
A companhia paulista também queria aumentar a vazão limite estabelecida para janeiro, de 13,5 m³ por segundo, para 19,5 m³. Um metro cúbico equivale a mil litros.
O ofício foi encaminhado à agência federal na segunda-feira (11) pelo Daee (Departamento de Águas e Energia), do governo do Estado, que se manifestou favorável ao pedido.
A ANA autorizou a mudança no volume de captação, mas negou a mudança do ponto de controle. A Sabesp queria que ele se deslocasse da estação elevatória Santa Inês para o túnel 5, que liga os reservatórios Atibainha (Nazaré Paulista) e o Paiva Castro (Mairiporã).
Contudo, segundo a ANA, caso a mudança de local ocorresse, a captação total acabaria sendo de 24 m³ por segundo, pois além dos 19 m³ do Atibainha, a companhia captaria 4,5 m³ a mais, provenientes do Paiva Castro - ou seja, 78% a mais que o volume autorizado para janeiro (13,5 m³), e 60% acima do limite praticado em dezembro.
O limite para dezembro foi aumentado excepcionalmente para 15 m³ por causa das festas de fim de ano.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60