MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

População distingue "muito bem" manifestante de vândalo, diz Alckmin

VENCESLAU BORLINA FILHO, ENVIADO ESPECIAL AMERICANA, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (15) que a população distingue "muito bem" manifestação, liberdade de expressão e um protesto legítimo de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2016, 16:50:33 Editado em 27.04.2020, 19:53:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

VENCESLAU BORLINA FILHO, ENVIADO ESPECIAL
AMERICANA, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (15) que a população distingue "muito bem" manifestação, liberdade de expressão e um protesto legítimo de quem destrói o patrimônio. "Quem comete esse tipo de crime tem de ser preso", disse.
O governador se referiu aos problemas ocorridos no final da manifestação desta quinta (14), quando 'black blocs' depredaram duas estações de metrô. Nove pessoas foram presas. Houve danos nas estações Consolação e Butantã do metrô. Nesta última, um homem foi detido após acionar o freio de emergência de um dos trens.
O governador e o secretário negaram problemas na dispersão dos manifestantes. "Diferente do protesto anterior, o trajeto foi acertado, apesar de duas horas antes. A polícia agiu bem e só no finalzinho teve problemas", disse Alckmin.
Ele classificou como "inadmissível" o freio de emergência do trem ter sido acionado. "A cidade pertence a todo mundo, ainda mais São Paulo, que tem 12 milhões de pessoas. Precisa ter regras [para manifestações]", afirmou.
Alckmin disse ainda que o MPL (Movimento Passe Livre), que organiza os protestos, poderá ser responsabilizado pelos danos causados aos patrimônios público e privado nas manifestações realizadas nesta semana.
Para o secretário da segurança, o maior problema está nos criminosos infiltrados. "O problema não está nem na manifestação, nem na dispersão. O problema está nos criminosos infiltrados na manifestação", disse.
Ele fez críticas ao MPL em relação às manifestações anteriores, mas elogiou a atuação do grupo nesta quinta. "Ontem [quinta], o MPL cumpriu a Constituição e aquele pequeno grupo de baderneiros, criminosos, foi preso", disse.
Apesar das críticas, Moraes afirmou que a acusação de que criminosos agem durante a manifestação não pode ser generalizada. "Eram 4 mil pessoas em duas manifestações, e apenas um pequeno grupo causou as depredações."
"Vamos garantir a liberdade de todos aqueles que querem se manifestar. Agora, a Constituição traz duas exigências que têm de ser respeitadas, que não é usar armas e avisar as autoridades com antecedência do trajeto", disse o secretário.
O governador e o secretário estiveram em Americana no início da tarde para inaugurar a nova sede do Instituto de Criminalística e do IML (Instituto Médico Legal) da região, que era uma demanda antiga dos prefeitos locais.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "População distingue "muito bem" manifestante de vândalo, diz Alckmin"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!