Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo federal vai lançar 'pacto contra a violência' para 81 cidades

Loading...

GERAL

Governo federal vai lançar 'pacto contra a violência' para 81 cidades

MARCELO NINIO
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O governo federal vai lançar nos próximos dias um "pacto contra a violência", anunciou nesta quinta-feira (14) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A iniciativa se concentrará nos 81 municípios mais violentos do país e incluirá ações simultâneas nas áreas de segurança, social e de educação.
O anúncio foi feito durante apresentação do ministro em reunião da Comissão de Segurança Hemisférica da OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington –capital dos Estados Unidos.
Entre as medida do pacto estão previstas a integração das polícias, a instalação de câmeras em locais com alto índice de violência, a intensificação das campanhas de desarmamento e a agilização de processos na Justiça.
"Identificamos 81 cidades brasileiras que são responsáveis por grande parte dos homicídios da violência. Nossa ideia é focar nesses territórios. Fazer um grande esforço federativo e com a sociedade para nesses territórios vulneráveis, desenvolvermos ações de segurança pública, ações sociais e pedagógicas", disse Cardozo.
Na área de segurança, o ministro disse que será criado um comando integrado com a participação dos governos e da sociedade para fazer um "monitoramento permanente" dos índices de violência e verificar quais são as práticas eficientes e quais devem ser descartadas.
Além da integração das polícias, Cardozo disse que o plano é desenvolver a chamada "polícia de proximidade", incluindo o uso de câmeras de segurança em "áreas nevrálgicas". Nesse caso, disse, o objetivo é investir na ação preventiva.
Na área judicial, o ministro afirmou que será feito um esforço para agilizar os processos de casos mais graves, para combater a sensação de impunidade. Ele citou o caso de Alagoas, que deixou de ser o estado mais violento do Brasil depois de ações que tornaram a Justiça mais eficiente.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60