Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Motoboy faz habeas corpus de próprio punho e consegue liberdade no STF

Loading...

GERAL

Motoboy faz habeas corpus de próprio punho e consegue liberdade no STF

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski decidiu tirar da cadeia Gabriel Scarelli Barbosa, 28, preso desde junho do ano passado.
O motoboy teve a prisão decretada pela Justiça de São Paulo por suspeita de roubo do celular de um delegado da Polícia Federal, que o prendeu pelo crime. Ele é filho de uma professora da USP e de um engenheiro da GM, e morava na Favela Mario Cardim, em São Paulo.
Para tentar conseguir sua liberdade, o entregador de pizza chegou a escrever de próprio punho um habeas corpus. No pedido, alegou que tem bons antecedentes, residência fixa e emprego com carteira assinada. Sustentou que, mesmo preenchendo requisitos para responder ao processo em liberdade, está preso há vários meses no Centro de Detenção Provisória IV de Pinheiros.
Segundo o presidente do Supremo, a jurisprudência do tribunal não admite a decretação da prisão preventiva baseada na gravidade abstrata do delito ou na afirmação genérica de que o acusado oferece perigo à sociedade.
Por ser incabível o questionamento dessa decisão diretamente no STF, Lewandowski não conheceu do habeas corpus, mas concedeu a soltura. O ministro explicou que STF tem repelido, de forma reiterada, a prisão preventiva baseada apenas na gravidade do delito, na comoção social ou em eventual indignação popular dele decorrente.
A decisão garante a liberdade ao acusado até o julgamento definitivo da ação penal a responde, sem prejuízo da fixação, pelo juízo processante, de medidas cautelares, caso entenda necessário.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 20/01

JOSÉ CARLOS FONTOURA, 58 anos
FRANCISCA AUGUSTA, 74 anos

IVAIPORÃ
RUBENS DE SOUZA
, idade não divulgada

SÃO PEDRO DO IVAÍ 20/01

JOÃO TOMAZ, 74 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1895 · 18/01/2017

02 03 05 10 15 34