MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ativista saudita que busca libertar marido e irmão é detida

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ativista saudita Samar Badawi, que lidera campanha para tirar da cadeia seu marido e seu irmão, foi presa nesta terça-feira (12), segundo outros ativistas e organizações de direitos humanos. Acredita-se que Samar Badawi te

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2016, 09:53:51 Editado em 27.04.2020, 19:53:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ativista saudita Samar Badawi, que lidera campanha para tirar da cadeia seu marido e seu irmão, foi presa nesta terça-feira (12), segundo outros ativistas e organizações de direitos humanos.
Acredita-se que Samar Badawi tenha sido detida em Jiddah por publicar em uma página do Twitter mensagens em defesa da libertação de seu marido, o ativista Waleed Abulkhair. Ele cumpre uma pena de 15 anos por acusações relacionadas a seu trabalho como advogado.
Ela também é irmã do blogueiro saudita Raif Badawi, que foi sentenciado a dez anos de prisão e mil chibatadas por insultar a estrita visão da monarquia saudita sobre o islã. Ele recebeu suas primeiras 50 chibatadas no ano passado, gerando comoção e revolta em vários países.
Segundo tuítes da esposa de Raif Badawi, Ensaf Haidar, que vive no Canadá, Samar foi levada após horas de interrogatório à prisão central de Dharhan, localizada em uma área isolada a 87 quilômetros de Jiddah. É lá que Raif está preso.
A Anistia Internacional condenou a prisão de Samar, dizendo que este é "o exemplo mais recente da completa repulsa da Arábia Saudita" pelos direitos humanos, e que comprova "a intenção das autoridades em suprimir quaisquer sinais de dissenso pacífico".
Em depoimento à Folha de S.Paulo em março, Samar relatou já ter sido detida por sete meses por desobediência, e disse que temia "ser presa a qualquer momento".
"A rigidez do governo chega a tal ponto que a Justiça nos acusa de sujar a imagem do país, como se fôssemos terroristas", afirmou, na época. "Não vou parar de exigir a libertação imediata de todos os presos políticos, o fim de todas as formas de tortura, a reforma das leis que restringem os direitos das mulheres sauditas e a abolição da tutela masculina."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ativista saudita que busca libertar marido e irmão é detida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!