Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ativista saudita que busca libertar marido e irmão é detida

Loading...

GERAL

Ativista saudita que busca libertar marido e irmão é detida

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ativista saudita Samar Badawi, que lidera campanha para tirar da cadeia seu marido e seu irmão, foi presa nesta terça-feira (12), segundo outros ativistas e organizações de direitos humanos.
Acredita-se que Samar Badawi tenha sido detida em Jiddah por publicar em uma página do Twitter mensagens em defesa da libertação de seu marido, o ativista Waleed Abulkhair. Ele cumpre uma pena de 15 anos por acusações relacionadas a seu trabalho como advogado.
Ela também é irmã do blogueiro saudita Raif Badawi, que foi sentenciado a dez anos de prisão e mil chibatadas por insultar a estrita visão da monarquia saudita sobre o islã. Ele recebeu suas primeiras 50 chibatadas no ano passado, gerando comoção e revolta em vários países.
Segundo tuítes da esposa de Raif Badawi, Ensaf Haidar, que vive no Canadá, Samar foi levada após horas de interrogatório à prisão central de Dharhan, localizada em uma área isolada a 87 quilômetros de Jiddah. É lá que Raif está preso.
A Anistia Internacional condenou a prisão de Samar, dizendo que este é "o exemplo mais recente da completa repulsa da Arábia Saudita" pelos direitos humanos, e que comprova "a intenção das autoridades em suprimir quaisquer sinais de dissenso pacífico".
Em depoimento à Folha de S.Paulo em março, Samar relatou já ter sido detida por sete meses por desobediência, e disse que temia "ser presa a qualquer momento".
"A rigidez do governo chega a tal ponto que a Justiça nos acusa de sujar a imagem do país, como se fôssemos terroristas", afirmou, na época. "Não vou parar de exigir a libertação imediata de todos os presos políticos, o fim de todas as formas de tortura, a reforma das leis que restringem os direitos das mulheres sauditas e a abolição da tutela masculina."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60