Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça argentina suspende decretos presidenciais sobre Lei de Mídia

Loading...

GERAL

Justiça argentina suspende decretos presidenciais sobre Lei de Mídia

LUCIANA DYNIEWICZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Dois juízes federais da Argentina expediram nesta segunda-feira (11) medidas cautelares que restabelecem os órgãos que aplicavam a Lei de Mídia no país.
As decisões, que deixam sem efeitos três decretos presidenciais, foram tomadas pelos juízes Iván Garbarino e Martina Forns.
Eles aceitaram os recursos apresentados por uma associação de defesa dos direitos do consumidor e por uma cooperativa de comunicação.
Garbarino, em sua decisão, suspendeu "provisoriamente" os decretos até que se determine a competência do caso.
Forns determinou "a suspensão imediata dos efeitos dos decretos" e "toda norma que modifique ou altere a lei 26.522 [de Serviços de Comunicação Audiovisuais]".
A Lei de Mídia era uma das principais bandeiras do governo de Cristina Kirchner e obrigava o desmembramento de algumas companhias do setor para evitar o monopólio.
Macri, no entanto, anulou seus efeitos ao dissolver a Afsca e a Aftic (Autoridade Federal de Tecnologias da Informação e Comunicação), responsáveis pela aplicação da lei.
No lugar dos dois órgão, criou um único, o Enacom (Ente Nacional de Comunicações), e montou uma comissão para reformar as normas do setor de telecomunicações.
A crítica de Macri é que a legislação de Kirchner travou os investimentos no setor e impediu a convergência das mídias.
Com as medidas expedidas nesta segunda-feira, o kirchnerista Martín Sabbatella volta a comandar a Afsca (Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual).
Sabbatella acusara o novo presidente, Mauricio Macri, de atuar em favor dos grandes grupos de comunicação, como o Clarín.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60