MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Currículo brasileiro de história é 'insuficiente', diz ministro da Educação

FLÁVIA FOREQUE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta segunda-feira (11) que o conteúdo do currículo de história proposto na base nacional comum é "insuficiente" e, portanto, deve sofrer alterações, como defend

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.01.2016, 20:06:06 Editado em 27.04.2020, 19:53:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta segunda-feira (11) que o conteúdo do currículo de história proposto na base nacional comum é "insuficiente" e, portanto, deve sofrer alterações, como defendem especialistas.
"Não podemos ter um currículo que não valorize a história ocidental, a democracia, a separação de poderes, os direito e garantias individuais (...). São todos valores da cultura ocidental, que é a cultura predominante na nossa matriz", afirmou após coletiva de imprensa.
A disciplina foi alvo de fortes críticas, diante da maior ênfase na história das Américas e África em detrimento da "visão europeia", por exemplo. Mercadante ponderou, entretanto, que essa ressalva não deve "servir de pretexto" para deixar de fora um conteúdo que é "excluído historicamente".
Em setembro, uma primeira proposta de um currículo nacional foi divulgada pelo MEC e desde então está em consulta pública. Na semana passada, a Anpuh (Associação Nacional de História) foi convidada a participar do debate.
Até aqui, a proposta de um currículo para toda a educação básica recebeu 9,4 milhões de sugestões. "A UnB [Universidade de Brasília] vai fazer uma triagem para ver a qualidade e a natureza das contribuições", disse o ministro.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Currículo brasileiro de história é 'insuficiente', diz ministro da Educação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!