Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

México dá início ao processo de extradição de 'Chapo' para os EUA

Loading...

GERAL

México dá início ao processo de extradição de 'Chapo' para os EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O México deu início neste domingo (10) ao processo de extradição para os Estados Unidos do narcotraficante Joaquin "El Chapo" Guzmán, recapturado pela polícia na antevéspera após meses de procura.
O chefe do cartel de Sinaloa foi formalmente notificado pelas autoridades mexicanas de que é procurado pela Justiça americana. Ele está detido na prisão de segurança máxima de Altiplano, de onde fugiu há seis meses por um túnel de 1,6 quilômetro de extensão.
Em comunicado, a Procuradoria-Geral do México disse que a Interpol emitiu duas ordens de extradição de Guzmán, que sofre acusações em sete jurisdições dos EUA pelo tráfico transfronteiriço de centenas de toneladas de cocaína, metanfetamina e heroína.
O advogado do narcotraficante, Juan Pablo Badillo, disse ter entrado com seis recursos contra o processo de extradição. "Nosso país deve respeitar sua soberania nacional, a soberania de suas instituições em fazer justiça", afirmou o advogado.
Os recursos apresentados pela defesa devem prolongar o processo, que deve se arrastar por meses.
As autoridades mexicanas costumam extraditar narcotraficantes para os EUA, mas resistiram em entregar Guzmán após ele ter sido preso em fevereiro de 2014 para demonstrar orgulho nacional.
A fuga do narcotraficante, a segunda em sua carreira, representou uma humilhação para o governo do presidente Henrique Peña Nieto, e agora as autoridades esperam que a extradição ocorra o mais rápido possível.
Segundo a Procuradoria-Geral do México, uma das razões que levaram à captura de Guzmán foi a descoberta de que o criminoso tinha iniciado contatos para rodar um filme sobre sua vida.
Na noite de sábado (9), a revista americana "Rolling Stone" publicou uma entrevista secreta com o Guzmán, feita há alguns meses no México pelo ator Sean Penn. Fontes do governo dizem que as forçar de segurança rastrearam Penn, o que também ajudou na prisão do narcotraficante.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41