Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Milhares protestam em Hong Kong após desaparecimento de funcionários de editora

Loading...

GERAL

Milhares protestam em Hong Kong após desaparecimento de funcionários de editora

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cerca de 6.000 pessoas se reuniram neste domingo (10) no centro de Hong Kong para pedir a liberação de cinco funcionários de um editora local que estariam no poder de autoridades chinesas.
Os desaparecidos trabalham para a editoria Mighty Current, conhecida por publicar livros críticos ao governo chinês.
Os caso reaviva os temores de que Pequim estaria reforçando o seu domínio sobre Hong Kong, uma antiga colônia britânica convertida numa região semiautônoma chinesa em 1997.
O desaparecimento do editor Lee Bo, 65, é o que mais inspira preocupação, já que ele foi capturado enquanto estava em sua casa, em Hong Kong, ao passo que os outros quatro estavam na China e Tailândia.
Políticos locais, defensores dos direitos humanos e a população acusam o governo chinês de ter sequestrado Lee Bo.
Entre os termos do acordo de Pequim com Hong Kong está a proibição de que forças de segurança chinesas atuem no território semiautônomo.
"Exigimos do governo chinês a liberação imediata dos cinco desaparecidos", declarou Richard Thoi, um dos organizadores do protesto.
Pequim se recusa a comentar o assunto.
Durante a semana, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que a desaparição dos cinco funcionários é perturbadora. A União Europeia considerou as notícias do sumiço inquietantes e afirmou que dois dos desaparecidos tem também nacionalidade europeia -sueca e britânica.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60