MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

DF confirma primeiro caso autóctone de infecção por zika

NATÁLIA CANCIAN BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A secretaria de saúde do Distrito Federal confirmou nesta sexta-feira (8) mais dois casos de infecção pelo vírus zika. Um deles foi adquirido por uma gestante que não saiu de Brasília nos últimos meses, o que c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.01.2016, 22:03:05 Editado em 27.04.2020, 19:53:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NATÁLIA CANCIAN
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A secretaria de saúde do Distrito Federal confirmou nesta sexta-feira (8) mais dois casos de infecção pelo vírus zika. Um deles foi adquirido por uma gestante que não saiu de Brasília nos últimos meses, o que confirma pela primeira vez a circulação do vírus na região.
Até então, o DF só tinha registro de dois casos de infecção pelo vírus zika, ambos "importados"- ou seja, de pacientes que vieram de outras cidades do país, Salvador e Teresina, onde já havia circulação confirmada do vírus transmitido pelo Aedes aegypti.
Os dois novos casos são de gestantes de 29 e 35 anos que moram nas regiões do Plano Piloto e Águas Claras, respectivamente. Elas estão no terceiro e segundo trimestre da gravidez.
A infecção foi detectada após as gestantes procurarem a rede de saúde no fim de dezembro e no início de janeiro deste ano com sintomas característicos da doença, como manchas vermelhas no corpo e coceira. Em seguida, foram encaminhadas para exames no Lacen (Laboratório Central).
Um dos casos, o da gestante de 29 anos, já foi confirmado como "autóctone" - adquirido no local. Segundo a secretaria de saúde, uma ultrassonografia apontou que o feto não tem microcefalia, má-formação cujo quadro têm sido relacionado ao vírus zika no país. O segundo caso ainda está em investigação para verificar onde ocorreu a transmissão.
ZIKA NO PAÍS
Com a confirmação de casos no DF, sobe para 20 o número de unidades de federação onde há circulação confirmada do vírus.
Segundo dados do último balanço do Ministério da Saúde, apenas sete Estados, além do DF, ainda não tinham casos confirmados até a última semana: Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Acre, Sergipe e Amapá. Identificado no país em maio de 2015, o vírus se espalhou e tem sido relacionado aos casos de microcefalia em recém-nascidos.
Além dos quatro casos confirmados, a secretaria de saúde do DF afirma ter atendido um paciente de um município do entorno, Santo Antônio do Descoberto (GO). Nesta sexta, o Lacen confirmou o diagnóstico de infecção pelo vírus,
O subsecretário de vigilância em saúde, Tiago Coelho, afirma que agentes de saúde irão intensificar o combate ao mosquito nas regiões onde pode ter ocorrido a infecção. Hoje, o DF tem 500 agentes - segundo o subsecretário, seriam necessários cerca de 1.300. "Por isso utilizados forças-tarefas [para combater o vetor]", disse.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "DF confirma primeiro caso autóctone de infecção por zika"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!