Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

MEC divulga resultados do Enem 2015

Loading...

GERAL

MEC divulga resultados do Enem 2015

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (8) o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. A consulta deve ser feita apenas no site do Inep - http://www.inep.gov.br/ - , com o CPF e a senha do candidato.
Com a nota em mãos, os candidatos poderão usá-la já na próxima segunda-feira (11) para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
O sistema possibilita que o estudante use a nota do Enem para entrar em diversas universidades públicas, como a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O único requisito é ter tirado nota acima de zero na prova de redação.
Pela primeira vez, a USP também tem vagas selecionadas pelo Sisu. São 13,4%, ou 1.489, das novas matrículas na estadual paulista que serão preenchidas por candidatos via Enem.
O resultado da chamada única do Sisu será divulgado no dia 18 de janeiro.
A edição deste ano do Enem teve 7,7 milhões de inscritos, mas 25% deles (1,9 milhão) não participaram dos dois dias de testes. Esse foi o menor índice de abstenção desde 2009.
O valor gasto para aplicar o Enem neste ano ainda não foi informado pelo Ministério da Educação. Em 2014, o teste custou R$ 540 milhões.
De acordo com dados do Inep, matemática e linguagens foram as áreas do conhecimento com desempenho máximo superior a 2014: nesta edição, a nota máxima em matemática chegou a 1.008,3. No Enem 2014, a nota mais alta foi de 973,6 pontos.
"A tendência de aumento no desempenho em matemática comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área", diz o instituto, responsável pelo exame. O desempenho mínimo em matemática, de 280,2 foi inferior ao registrado em 2014 (318,5). Ciências da natureza e ciências humanas tiveram pequena queda no desempenho máximo dos participantes.
TREINEIROS
Nesta sexta-feira (8), não estarão disponíveis, no entanto, as notas dos chamados treineiros, que fazem o exame antes de concluir o ensino médio.
Segundo o edital da última edição do Enem, os resultados de estudantes menores de 18 anos no momento da prova e que vão concluir a educação básica após 2015 só terão acesso às notas dois meses após a divulgação geral. Ao todo, 1,1 milhão dos 7,7 milhões de inscritos têm esse perfil.
HISTÓRICO
O Enem foi criado em 1998 apenas com a intenção de avaliar os estudantes que terminavam o ciclo básico de ensino. A intenção do governo era adotar novas estratégias de ensino de acordo com os resultados obtidos.
Mas a prova se transformou no maior vestibular do Brasil e um dos maiores do mundo após passar a ser usada em 2009 como processo seletivo de universidades particulares brasileiras.
Isso ocorreu após o então ministro da Educação, Fernando Haddad, criar o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de até 100% para estudantes de baixa renda com base na nota do Enem.
Posteriormente, a prova passou a atrair ainda mais alunos depois da criação do Fies (Financiamento Estudantil), que permite que o estudante comece a pagar o curso universitário 18 meses após se formar, e do Sisu.
Neste ano, porém, a taxa de juros do Fies, que era de 3,4% ao ano, vai passar para 6,5%. Quem aderir ao financiamento paga ainda uma taxa de até R$ 150 a cada três meses durante o curso, referente aos juros do contrato.

COMO CONSULTAR SUA NOTA NO EXAME

1. Acesse o site do Enem - www.enem.inep.gov.br
2. Informe seu CPF e senha
3. Confira sua nota

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60